No momento a fase é de elaboração do descritivo, ou seja, o que o departamento quer em relação ao aplicativo.

A Câmara dos Vereadores de Francisco Beltrão aprovou o projeto de lei do Executivo que autoriza o uso de aplicativo pelo estacionamento regulamentado Faixa Azul. A implantação do aplicativo ocorrerá nos próximos meses. O prefeito Cleber Fontana propôs a alteração na lei de 2007 que instituiu o Faixa Azul no município.
A diretora do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Marilda Galvan Ribeiro, disse que a fase, agora, é a descritiva. “Estamos encaminhando para as empresas pra [ver o] orçamento, pra daí fazermos a licitação [que vai definir qual aplicativo].”
O descritivo define o que se quer para este tipo de serviço, que é complexo. “Então, estamos trabalhando em cima disso [do descritivo], ouvindo as propostas das empresas, aí, ele vai ser licitado e implantado”, sublinha Marilda.
A partir da implantação do sistema de aplicativo será possível implementar outro projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores que autorizou a expansão da cobrança do Faixa Azul para outras ruas centrais. Entre os trechos, na Avenida Júlio Assis Cavalheiro, até a Retífica Sanderson; na Rua Romeu Lauro Werlang, até em frente à Policlínica São Vicente de Paula, e outras ruas.
Marilda explica que o sistema por aplicativo “permite que o agente só fiscalize, então, vai dinamizar muito o trabalho deles. As pessoas vão ter acesso a uma área muito maior e o agente vai poder fiscalizar uma área muito maior por causa dessa parte de tecnologia que a gente tá trazendo pro departamento. É o que a gente chama hoje de cidades inteligentes – as smart cities –, que é trazer a tecnologia a serviço da população”.
Este sistema de uso das vagas com o uso de aplicativos já existe em outras cidades maiores e vem funcionando bem, de acordo com Marilda Galvan Ribeiro. “É fantástico, é uma agilidade e tanto pro usuário, quanto pro órgão [Debetran]. Ele dinamiza muito o trabalho dos agentes, das pessoas. O cartão continua, mas quem tem a opção do aplicativo fica muito mais rápido pro usuário e pro agente de trânsito. A gente tem Curitiba e Ponta Grossa, como referência, cidades que deram certo.”