Geral
Eliane Figura, presidente da APP-Sindicato Direção Regional Núcleo Sindical de Francisco Beltrão, convida para live “Este é o momento adequado para o retorno às aulas presenciais?”, que acontece segunda-feira, dia 17, às 18h30, com transmissão ao vivo através da página no Facebook da APP-Sindicato Francisco Beltrão.
A APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná encomendou um estudo sobre a pandemia em dez cidades do Paraná para buscar fundamentação científica para orientação da tomada de decisões com relação às aulas presenciais e as ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O estudo foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), sob a coordenação do cientista Lucas Ferrante, e está sistematizado numa nota técnica. Além do INPA, também participaram a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São João Del Rei e Universidade Federal do Amazonas.
As análises e recomendações se baseiam no modelo computacional SEIR (Susceptíveis-Expostos-InfectadosRecuperados), que considera dados epidemiológicos, taxas de vacinação e mobilidade urbana da população.
As dez cidades estudadas foram Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Toledo, União da Vitória, Francisco Beltrão e Paranavaí. Segundo o estudo, o retorno às aulas presenciais ou híbridas, neste momento, poderia aumentar o contágio pela Covid. De acordo com Eliane, para nenhuma das cidades analisadas, o estudo aponta a possibilidade de relaxamento de medidas restritivas.
No estudo, os pesquisadores concluem que “algumas atividades, como o retorno das aulas no modelo presencial ou híbrido, tornam-se inviáveis dadas às baixas taxas de vacinação. A literatura científica aponta que ignorar as medidas restritivas com base nos modelos do tipo SEIR tendem a propiciar novo aumento de casos”.