9.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Prefeita Leila da Rocha anuncia contratação de mais um médico, dr. Renato

A prefeita reconhece o comprometimento dos empresários, dos comerciantes e da população contra a Covid-19.

Secretário Ampélio Parzianello (Saúde), dr. Renato, prefeita Leila da Rocha e o vereador Evandro Pagliarin.

A prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha (PSC), enalteceu o trabalho da equipe de saúde e disse que o governo trabalha as questões de saúde como prioridade. Ela anunciou o clínico-geral, dr. Renato, que desde o início desta semana faz parte da equipe médica do município. A prefeita anunciou também a necessidade da aquisição de aparelhos de inalação que sejam destinados aos pacientes e que, por empréstimo, façam uso em suas casas para que possa contribuir na recuperação dos pacientes positivados. 

Durante o trabalho técnico, que foi acompanhado pelos vereadores Gerson Koch (MDB), Moacir Costa e Silva (PSC) e Evandro Pagliarin (PSC), foram avaliadas as ações do fim de semana na Unidade Sentinela, que garantiram atendimento de pessoas com sintomas gripais. Segundo o vereador Gerson, a equipe da saúde desempenhou um bom trabalho, “Atitude boa da Secretaria de Saúde no trabalho realizado na Unidade Sentinela. Eu estive lá e conversei com o secretário e com a equipe de trabalho”, comentou. Gerson também alertou sobre a doença estar se espalhando pelo interior e declarou estar à disposição para ajudar, na Câmara de Vereadores. 

Reunião
Nesta semana, seguindo os protocolos de saúde, a prefeita Leila e o secretário de Saúde, Ampélio Parzianello, reuniram a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos, além da vigilância, para traçarem ações efetivas de trabalho neste momento crítico. Entre as ações que estarão sendo trabalhadas, e que foram solicitadas pela prefeita Leila, são: a sanitização das unidades de saúde, ampliação de horário de atendimento na Unidade Sentinela, aquisição de oxímetros para que sejam destinados, por empréstimo, aos positivados pela Covid-19 para medirem a saturação de oxigênio do sangue, ou seja, a porcentagem de oxigênio que está sendo transportada na circulação sanguínea. Este exame, que pode ser feito no hospital ou em casa com o oxímetro de pulso, é importante tendo em vista que o coronavírus é uma doença que evolui rapidamente e que interfere no funcionamento dos pulmões. 

- Publicidade -

Crise
Diante do momento de crise que atravessa o país, o Estado, o Sudoeste e o município de São Jorge D’Oeste — com o registro de recordes diários de contaminações pela pandemia do coronavírus —, a Administração Municipal pede apoio e compreensão da população e comerciantes para o atendimento às diretrizes do protocolo de Saúde e o decreto municipal em vigor até o dia 31 de maio.

Entre as determinações, constam: suspensão das aulas presenciais, comércio, de modo geral, atendimento até as 18h, de segunda a sábado; aos domingos, tudo fechado (funcionamento somente da Unidade Sentinela, hospital e farmácia de plantão), proibido aglomeração de qualquer número, fiscalização intensa nas ruas visando a obrigatoriedade da máscara, álcool em gel na porta dos estabelecimentos e em espaços de maior circulação (supermercados de maior porte, por exemplo) com aferição de temperatura. 

O município reconhece o comprometimento dos comerciantes, empresários e população no controle da pandemia em São Jorge D’Oeste, entretanto é preciso fazer mais diante do número de casos positivos, assim como os esforços dos profissionais da saúde municipal tanto nas unidades de saúde, como no hospital e na Unidade Sentinela, o monitoramento diário de casos positivos e suspeitos. Porém, o quadro regional, estadual e nacional da pandemia torna necessários novos esforços conjuntos para que se possa controlar e vencer a doença. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques