Geral

O serviço de radioterapia do Hospital do Câncer/Ceonc de Francisco Beltrão, implantado há pouco mais de um ano – novembro de 2019 –, está chegando a nove mil procedimentos. Ontem, 27, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) se reuniu com o médico Janoário de Souza, diretor clínico do Ceonc, para tratar de parcerias visando ampliar ainda mais os atendimentos. “Os números são impressionantes e demonstram a importância deste serviço para o nosso município e para toda a região”, comentou o prefeito.
O Hospital do Câncer mantém profissionais de saúde para exames oncológicos, cirurgias em Oncologia e também faz sessões de quimio e radioterapia para pacientes em tratamento, da região. A maioria dos serviços são prestados para o Sistema Único de Saúde (SUS).A implantação da radioterapia faz parte da política do governo estadual de interiorizar os serviços de alta complexidade na Medicina.
O Hospital do Câncer/Ceonc é referência em serviço de Oncologia para a região de Francisco Beltrão. No primeiro quadrimestre de 2021, o Ceonc/Hospital do Câncer de Francisco Beltrão realizou mais de 1.500 quimioterapias, mais de 6.200 consultas, mais de mil internações. O hospital também tem capacidade de realização de 80 exames de mamografias/dia.
Estrutura
Em recente entrevista ao JdeB, dr. Daniel Rech, também do Ceonc, destacou que foram contratados mais profissionais em 2019 para o serviço de radioterapia. O prefeito Cleber Fontana e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, em 2019, liberaram o funcionamento dos serviços de radioterapia. Com o convênio, agora, praticamente este serviço se torna perene para a população. A expectativa, com o tempo, é ampliar o teto de atendimento e aumentar a capacidade instalada, entre outras questões.
Raio X
3.129,28 m² de área construída
21 leitos de internação
5 leitos de UTI
25 leitos/poltronas de quimioterapia
3 salas cirúrgicas
1 sala de radioterapia