Evento é um dos maiores do Sul do País e pode retornar no ano que vem num espaço próprio.

Amanhã (feriado do Corpus Christi) seria dia de Festa Caipira, evento que há 20 anos vinha sendo realizado em Francisco Beltrão e que precisou ser suspenso devido à pandemia. Inicialmente promovida no Rancho Dariva, a festa precisou ser transferida para o parque de exposições em 2017, mas os planos para realizar o evento em um local próprio e fora da cidade não foram abandonados pelo empresário Valmir Dariva.
Desde o ano passado ele está trabalhando na preparação de um novo rancho para receber não somente a festa, mas outros tipos de eventos. “No antigo rancho as estruturas foram crescendo junto com a festa, já neste estamos preparando todo o espaço para ser a casa da Festa Caipira, então tudo está sendo montado pensando na comodidade de quem vai frequentar e na melhor organização do evento”, detalha Dariva.
O novo rancho fica bem próximo do antigo, na Nova Seção, e possui 75 mil m² de área. Desde março do ano passado diversas frentes de trabalho estão no local preparando o rancho, com movimentações de terra, construção de estruturas, pavimentação e levantamento de muros de pedra. A área reservada à festa tem um galpão com cerca de 1 mil m², já erguido, e terá outros espaços, decks e pergolados. Tudo isso no alto, de frente para uma área de mata e reflorestamento, próximo ao Rio Marrecas.
Outros espaços estão sendo preparados para tornar o rancho um local multieventos. Valmir quer resgatar a tradição dos cavalos de aço e construiu uma pista maior e melhor. A nova área de provas só precisa ser concretada, terá 2 mil m² e será ovalada para facilitar as manobras — a antiga tinha a metade do tamanho e era quadrada. O último cavalo de aço promovido por Dariva foi em 2016.
Também haverá espaços menores próximos aos açudes e edículas com piscina, para a realização de cervejadas, confraternizações, shows, casamentos e formaturas.
Clube de tiro
Uma das principais novidades é a montagem de estandes de tiro esportivo, serviço que deve ser aberto ao público já nas próximas semanas. Há um espaço com baias para tiro ao alvo com pistola, outra área com IPSC (uma modalidade mais dinâmica), local para tiro ao prato e ainda um com airsoft. Tudo isso com instrutores e venda de produtos e munições.
Otimista
Apesar das restrições de aglomerações para conter o contágio da Covid-19, Valmir é otimista em relação ao retorno de festas e eventos. “Já temos definido que o primeiro evento será o cavalo de aço, dada a quantidade de pessoas aqui na região adeptas ao esporte. Já estamos no segundo ano sem a Festa Caipira, mas esperamos voltar no ano que vem trazendo muitas novidades e mantendo o evento que é uma referência no Sul do Brasil”, finaliza.
[relacionadas]