Beltrão
Na madrugada desta quinta-feira, 3, um avião King Air sobrevoou a cidade de Francisco Beltrão por quase 30 minutos na tentativa de aterrissagem.
O Aeroporto Paulo Abdala e parte da cidade já estavam com uma forte neblina. Por isso, não havia condições para o pouso.
O Aeroporto de Francisco Beltrão possui torre com iluminação para identificar sua localização pelos pilotos, balizmento noturno para os pousos e decolagens, posto de abastecimento de combustível de aviação.
Em condições normais, os poucos e decolagens podem acontecer durante o dia ou noite – até mesmo de madrugada.
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Nos últimos anos – e neste em especial – tem sido normal os voos partindo ou chegando no Aeroporto Paulo Abdala de empresas, aviões UTI e do Governo do Estado para o transporte de vacinas contra a Covid-19 ou de órgãos captados de pessoas que faleceram para transplantes em pacientes internados em hospitais de grandes centro urbanos.
O que é preciso?
Para a aterrissagem com segurança em aeroportos com balizamento noturno é preciso que o piloto tenha boa visibilidade à frente.
Pouco depois das 11 horas da manhã desta quinta-feira, 3, já havia condições para pousos e decolagens no Aeroporto Paulo Abdala.
Conforme um piloto ouvido pelo JdeB, para que haja condições de pouso é preciso que o piloto tenha uma visibilidade de mil pés (304 metros de altura) livre e cinco quilômetros de visibilidade em linha reta.
Como se trata de um aeroporto que é muito usado para voos corporativos (empresariais), os aviões são usados em diversos horários e dias da semana para decolagens e aterrissagens.
Porém, se o aeroporto local estiver sem teto – condições de visibilidade -, os pilotos de avião têm opções para pousos nos aeroportos mais próximos, como Foz do Iguaçu, Cascavel ou Pato Branco.