9.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Ondas engolem muros de casas em praias de Florianópolis

Policiais

A maré alta devastou a beira da praia do Morro das Pedras, no sul de Florianópolis, e chegou até a porta de residências que ficam em frente ao mar.

“Dois postes de luz estão submersos. Embaixo d’água há pedaços dos muros. Árvores, deck e uma piscina também foram levados. São 12 casas que estão em risco. Um dos imóveis está a 70 centímetros da escarpa erosiva”, diz Alexandre Vieira, gerente da Defesa Civil do município.

A região atingida pela erosão costeira compreende uma área de aproximadamente 200 metros circundada por um ponto de elevação, onde fica uma rodovia e, no outro lado, por uma área de vegetação.

- Publicidade -

A força das ondas quebrou os muros e corroeu parte da areia. Um barranco se formou em frente às residências. “Ao sair de casa tem uma ribanceira de 5 metros de altura”, conta André Luiz Vieira, que mora próximo à área atingida.

“Tá bem perigoso aqui. Na madrugada, quando a maré sobe, é um barulho que não tem como dormir. O maré já comeu dez metros do meu terreno, e o barranco tá muito alto”, diz o servente de pedreiro Tiago Estevão Cristino, que mora em uma das 12 casas que estão sob risco.

Desde a subida da maré, no início de maio, os moradores fazem vigílias nas madrugadas. Já durante o dia, fazem mutirões para encher sacos de areia e montar defesas.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques