Geral
AEN – O dia 19 de janeiro foi um marco para o Paraná: foi neste dia que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 começaram a ser distribuídas para os 399 municípios do Estado. E, para isso, uma logística afinada era fundamental para dar velocidade à entrega e à proteção dos paranaenses.
Neste dia, três aviões estavam disponíveis para levar as doses aos municípios mais distantes de Curitiba.
Desde então, já foram entregues 701 caixas de vacinas contra o coronavírus, o equivalente a mais de 1,5 milhão de doses, e 2.252 caixas de medicamentos, totalizando 214:56 horas de deslocamento, o equivalente a nove dias ininterruptos no ar ou algumas voltas ao redor do mundo.
O balanço é do Departamento de Transporte Aéreo da Casa Militar do Estado do Paraná e leva em consideração os dados disponíveis até o dia 4 de junho de 2021.
As aeronaves disponibilizadas pela Casa Militar são dos seguintes modelos: um Beechcraft King Air 350, um Beechcraft King Air C90 e um Cessna Grand Caravan, além de um helicóptero Eurocopter EC 130 B4. Ainda há um avião e dois helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e helicópteros da Polícia Civil que também dão apoio à Secretaria de Saúde.

Um dos aviões do Governo do Estado que vieram várias vezes a Beltrão para a entrega de vacinas neste primeiro semestre.
Foto: Arquivo/JdeB