Geral

O prefeito de Pérola D’Oeste, Edsom Bagetti (PL), conseguiu com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná um recurso de cerca de R$ 1,5 milhão para pavimentação poliédrica no trecho que liga a Linha Casagrande ao Distrito de Esquina Gaúcha.O trecho contemplado com o calçamento tem 4,4 quilômetros, totalizando 26,4 mil m². “Isso vai atender uma demanda antiga dos moradores das comunidades.
O setor de engenharia do município irá fiscalizar e acompanhar a execução dos serviços no trecho até a sua entrega final”, comentou o prefeito Edsom.A liberação dos recursos contou com o apoio incondicional do deputado Ademar Traiano (PSDB), representante do município junto ao Governo do Estado. Desde o início da atual administração, Traiano vem contribuindo para atender as demandas de Pérola D’Oeste e viabilizar recursos em parceira com o prefeito Edsom.
O anúncio da autorização e liberação do recurso foi do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, que falou da importância dessa obra e do apoio do deputado, destacando o papel do Governo do Estado no desenvolvimento dos municípios.
Disputa acirrada
Edsom foi prefeito de Pérola D´Oeste pela primeira de 2005 a 2012, dois mandatos. No ano passado, teve uma disputa acirrada com o então prefeito Nilson Engels (PSC) e venceu por apenas sete votos — 2.263 a 2.256 —, dando vazão à tradição de que se trata de um dos municípios mais politizados do Sudoeste. Nunca teve candidatura única (exceção ao período de prefeitos nomeados, 1969 a 1982).
Foi a segunda eleição mais apertada da história do município em termos absolutos. Em 1965, na segunda eleição de Pérola D’Oeste (desmembrado de Capanema) seis votos de diferença: Henrique Bertoldo Berti obteve 623 votos e Octavio Francisco de Matos, 617. E ainda teve Euclides Antônio Demori, também bem votado, com 502 votos.