Já no dia 4 de janeiro, as máquinas foram para o trecho arrumar as estradas da área rural.

Experiência legislativa de vereador o professor Volmar Duarte (PSL) tem. Foram quatro mandatos com uma cadeira titular na Câmara de Vereadores de Salgado Filho, de 2001 a 2016. Neste ano, concorreu a prefeito, mas não se elegeu.Em 2020, Volmar não teve adversário. Foi candidato único e tem amplo apoio da Câmara de Vereadores e agora exerce a função executiva pela primeira vez. E como estão esses quase seis meses de governo?
“Estamos colocando em prática o que havíamos planejado, essa construção coletiva que começou a desenvolver o trabalho desde o primeiro dia útil de administração, dia 4 de janeiro, uma segunda-feira”, lembrou Volmar, que atendeu a reportagem do Jornal de Beltrão com exclusividade na semana passada.Nos primeiros dias, mesmo com alguns servidores em férias, as máquinas foram para o trecho arrumar as estradas da área rural do município. “E esse trabalho continua todo dia”, reiterou o prefeito Volmar, de 44 anos. Seu vice é o ex-vereador de três mandatos Nilmar Rech (PV), 39 anos.
Mais agilidade na Saúde
Na Saúde, o prefeito pondera que o drama da pandemia é mundial e todos os cuidados estão sendo tomados também em Salgado Filho. “A equipe está muito bem, estamos cuidando da nossa população”, destacou o prefeito. Salgado Filho tem em funcionamento três unidades de Saúde, uma na cidades e duas no interior. Neste ano, o município contratou um pediatra, que se juntou a três clínicos gerais, dois odontólogos e profissionais da enfermagem.Foi agilizado também o transporte de doentes para Francisco Beltrão, a fim de que as pessoas possam se deslocar, ser atendidas e retornar, sem perder tempo.
Feira de Comercialização
Pelo segundo ano consecutivo Salgado Filho não promoverá a tradicionalíssima Festa do Vinho e do Queijo — que na história já aconteceu em 25 edições, lotando o bosque municipal.“No lugar da festa, faremos a feira de comercialização, obedecendo as regras de saúde recomendadas, mas oferecendo uma oportunidade para nossos produtores”, disse Volmar. A feira deverá acontecer em outubro, durante três dias.
Contatos políticos
O prefeito Volmar faz questão de deixar claro que sua administração não terá distinção partidária”. Ou seja: todos parlamentares que quiserem ajudar o município terão as portas abertas e serão reconhecidos por isso.Recentemente, por exemplo, Volmar esteve com o deputado Paulo Litro (PSDB), que ajudou no encaminhamento de uma emenda para calçamento — para a comunidade da Linha Concórdia (cerca de três quilômetros de extensão). A fase agora é a de organizar a licitação.
Segunda vez com candidato único
Em 2020 foi a segunda vez na história que Salgado Filho teve candidatura única. A primeira vez foi em 1972, há 48 anos, quando Arcêndio Marchetti se elegeu com 1,8 mil votos. Ele já havia sido vereador e presidente da Câmara, época inclusive que foi prefeito por alguns meses, em 1968.
A história é a seguinte: em 1964, o eleito para prefeito foi Adolfo Rosevics. Em março de 1968, Adolfo entregou o cargo para o vice, Luiz Hermete Arisi, que, dois meses depois, em maio, renunciou para se candidatar a prefeito, daí o vereador Arcêndio assumiu o executivo. E Arisi se elegeu prefeito naquele ano (1,3 mil votos), derrotando Euclides Spessatto, que obteve 650 votos.
Antes de se eleger como nome único para prefeito no ano passado, com dois mil votos, Volmar concorreu em 2016, conquistando 1,4 mil votos, perdendo para Helton Pfeifer, que obteve 1,6 mil.