14.3 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Gado que estava em caminhão que tombou foi abatido

Defesa Agropecuária não conseguiu comprovar a origem dos animais, por isso fez o descarte.

Equipe da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira e a Adapar de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, numa operação conjunta, estão coibindo o trânsito de animais e produtos agropecuários ilegais, ou sem origem conhecida, na fronteira do Brasil com a Argentina.

Caminhão tombou no sábado, em Santo Antônio do Sudoeste. 

Na manhã de sábado, 3, flagraram um caminhão carregado de bovinos que tombou, no interior de Santo Antônio do Sudoeste. 

A reportagem do JdeB apurou ontem que 26 animais foram abatidos por não ter a origem comprovada. O médico veterinário Ayrton Sydnei Cavalheiro, fiscal da Defesa Agropecuária, disse que a carne foi descartada, recolhida por uma empresa de descarte de resíduos que presta serviço para frigorífico. “Em função de haver um risco sanitário para o Estado do Paraná e para o País, em função de não sabermos de onde esses animais são procedentes.”

- Publicidade -

Após uma luta de décadas, o Paraná conquistou o selo de Estado livre da febre aftosa sem vacinação (dos bovinos). Se permitir a entrada de animais sem controle sanitário, corre o risco de perder essa conquista, que tem importância econômica muito grande, pois rebanhos sem aftosa obtêm melhores mercados na comercialização nacional e, principalmente, internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques