23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Água de boa qualidade para o interior

Geral

A vida no interior há mais de 30 anos era de sacrifícios. Não havia boas estradas, postos de saúde, linhas telefônicas, a água era de sangas ou poços rasos e as escolas eram multisseriadas. Mas a realidade no campo mudou. Hoje as famílias têm uma boa qualidade de vida – estradas, atendimento na saúde e educação, telefone celular e água de qualidade. No Paraná, da década de 1990 em diante, a Sanepar e as administrações municipais passaram a investir em sistemas comunitários de abastecimento d´água, muitos deles com poços artesianos. Nos últimos anos a região Sudoeste tem sido afetada por estiagens, há propriedades rurais que têm dificuldade para fornecer água para as criações. Na maioria das que possuem sistemas de abastecimento comunitário a vazão do poço pode diminuir, mas as famílias ainda conseguem abastecer suas casas e sabem que é necessário o consumo consciente. A manutenção dos sistemas e da qualidade da água fica por conta dos moradores. 

Novos investimentos da Sanepar
A Sanepar está executando 19 obras de saneamento rural do Sudoeste do Estado. Dessas obras, 12 ficam na regional de Francisco Beltrão e as outras sete na região de Pato Branco, que tem ainda cinco obras para iniciar. Outros oito sistemas estão em fase de estudo e levantamentos. Dois deles na região de Pato Branco e seis na área da regional de Francisco Beltrão.As duas regionais já foram contempladas com 40 sistemas de abastecimento de água pelo Programa de Saneamento Rural. No total, são 3.045 ligações de água que beneficiam 12.180 moradores da área rural.Há municípios que contam com sistemas de abastecimento de água em todas as comunidades rurais. Em outros, as gestões municipais vêm investindo em novos projetos para levar a mais famílias este benefício. 

Mais cinco em Planalto
No município de Planalto todas as comunidades possuem redes de abastecimento de água. Neste ano começaram as ampliações dos sistemas de distribuição d´água em Sagrada Família, São Vicente, Km 47, Linha Filipin e São Valério.Serão cinco novos poços artesianos por meio de convênio entre Prefeitura de Planalto e o Governo Estadual, perfurados pelo Instituto de Água e Terra (IAT).  No final de maio só faltava fazer a instalação das bombas nos poços, do padrão de luz. A rede de distribuição e a caixa de água já estavam instaladas.

- Publicidade -
Prefeito Luiz Carlos Boni e o deputado Nelson Luersen visitam uma comunidade beneficiada pelo projeto saneamento rural.

Mais três em Marmeleiro
No município de Marmeleiro foram firmados convênios entre Prefeitura e Sanepar para instalar os projetos de captação, tratamento e distribuição d´água nas linhas São Pedro, Novo Progresso e Barra Bonita. Em cada comunidade serão beneficiadas de 30 a 35 famílias. Com a ampliação para mais três comunidades, o sistema de abastecimento abrangerá 20 vilas do interior. Vão faltar ainda oito comunidades para abranger todo o município. “Destes oito, dois nós já temos as promessas de emendas de deputados e estamos aguardando os recursos”, informa o secretário de Agricultura Sidiclei Risso. Sidiclei, que também é produtor de grãos e leite, considera fundamental a aplicação de recursos públicos em sistema de saneamento rural “porque a gente tem que lembrar que muitos moradores não têm na sua propriedade uma nascente de qualidade ou que consiga dar boa quantidade de água”. Mas os produtores rurais que precisam de grandes volumes d´água dependem de poço artesiano para garantir água às suas criações. 

Mais três em Eneas Marques
No interior de Eneas Marques, três novos projetos de saneamento rural estão em execução. Das 16 comunidades do interior, 13 contam com sistemas de abastecimento comunitário. Um novo sistema atenderá 140 famílias das comunidades de Cristo Rei e Alto Pinhal e parte do Pinhalzinho. Essas comunidades já tinham um sistema de abastecimento, mas a água era captada de fonte. Agora foi perfurado um poço artesiano. No final de maio, 40% da obra estava executada. Agora está sendo contratada a empresa que fará a instalação dos hidrômetros, bomba e a caixa d´água.

[relacionadas]

Na Linha Guerra também está sendo instalado um novo projeto de saneamento rural que vai atender 40 famílias, com a perfuração de poço artesiano, instalação da caixa d´agua e rede de distribuição. Neste projeto também serão atendidas uma parte das propriedades da comunidade de Rio Gamela. No final de maio, 50% da obra já tinha sido concluída. Neste projeto o convênio foi firmado entre a Prefeitura de Eneas e a Funasa.No sistema anterior, a Linha Guerra era atendida com uma rede que vinha de outra comunidade e poucas famílias eram atendidas. Agora serão atendidas quase 100% das famílias.

O prefeito Edson Lupatini destaca que as redes e ligações dos sistemas de abastecimento de água na Linha Guerra e nas comunidades de Alto Pinhal e Cristo Rei estão recebendo investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão. “Temos recursos da Funasa com mais de 400 mil reais na instalação do sistema da Linha Guerra. Em parceria com a Sanepar e recursos da instalação e construção da rede por parte da Prefeitura, teremos mais de 500 mil reais investidos para atender cerca de 140 famílias que residem entre as comunidades de Alto Pinhal, Cristo Rei e parte do Pinhalzinho.”Lupatini, que morou no interior, destaca que estes projetos melhoram a vida das pessoas: “São obras importantes para a infraestrutura rural e cada vez mais fundamentais para a manutenção das atividades e a dignidade da família agricultora”.

Mais três em Pérola D´Oeste
No município de Pérola D´Oeste são 22 vilas atendidas com saneamento rural. Outras três comunidades vão receber água encanada. Na Linha Sagrilo a obra está na fase final, para as linhas Bagetti e Casagrande os processos na Prefeitura estão em fase de licitação. Houve ampliações nas linhas Santa Helena e Esquina Gaúcha. Na Linha Foliato já havia o projeto e foi estendido o serviço para mais famílias e estão sendo feitas melhorias no sistema. Estas obras estão ocorrendo por meio de convênios da Prefeitura com a Sanepar, IAT, Funasa e Ministério da Integração. Os moradores também colaboram na implantação com ajudando nos serviços. O secretário de Agricultura de Pérola D´Oeste, Robson Teixeira, destaca os benefícios que se tem com os projetos de saneamento. Os ganhos são muitos. Para a comunidade, os benefícios de se ter água encanada, de qualidade, em suas casas é maravilhoso, se reflete na saúde das pessoas.  Inclusive com um valor justo para todos [pelo serviço]”, comenta. 
*Com informações da assessoria da Sanepar.


Problemas com a estiagem

Apesar do funcionamento dos sistemas de abastecimento no interior, há comunidades que enfrentam problemas ocasionados pela estiagem. “Tivemos bastante falta de água, devido à seca que atinge nossa região, aumentando o consumo de água violentamente. Em consequência disso, teve alguns poços que reduziram drasticamente a vazão de água, alguns com perda de até 70%”, relata o chefe de gabinete da Prefeitura de Planalto, Felipe Schmitz.

No Km 15, em Marmeleiro, os moradores precisaram restringir o fornecimento de água durante o dia. A cada hora a bomba fica ligada por 15 minutos, depois é desligada e volta uma hora depois a fornecer água. Neste ínterim, é enchido o reservatório para ter condições de bombear mais água para as famílias.

A queda na vazão de alguns poços no interior de Pérola D´Oeste também foi registrada. “Porém, os moradores têm colaborado. Até o momento nenhum que tenha secado”, ressalta Robson Teixeira, secretário de Agricultura. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques