Geral

A alta demanda de serviços nas propriedades no município de Eneas Marques levou a administração municipal a lançar o Programa de Apoio às Propriedades Rurais (PAP), que está subsidiando em 50% o valor da hora-máquina. Para ter acesso ao benefício, o produtor deve atender aos requisitos e fazer a inscrição na Prefeitura.
O secretário municipal de Agricultura, Domingos Stolfo, diz que o programa tem grande demanda no município. “É um programa que tem que continuar. Estamos terminando em algumas comunidades, com apoio de quatro horas/máquina para cada produtor (sendo duas horas pagas pelo município e duas horas pagas pelo beneficiário). Terminanda esta etapa, já iniciamos outra, expandindo para seis horas/máquina, em que o produtor paga duas horas e ganha quatro horas.”
O uso do maquinário é definido em vistoria e no projeto técnico, obedecendo às prioridades da propriedade, exceto serviços de natureza emergencial. Os serviços autorizados no programa vão desde o cascalhamento, para acesso ou escoamento produtivo, terraplenagem, compactação, bueiros, silos, estradas de acesso, esterqueiras e composteiras, bebedouros e demais projetos voltados ao desenvolvimento da economia local.
Domingos reforça que tudo depende do bloco do produtor rural. Se tiver um bloco recebe quatro horas, dois blocos oito horas, três blocos 12 horas e assim por diante. “Tem que estar com os blocos em dia e tirando as notas sobre a comercialização de seus produtos. Seja produtor de leite, de suínos ou de grãos, tem que tirar a nota, fazendo isso terá direito às horas/máquina em sua propriedade.” Já foram atendidas as comunidades do Rio Vitória, Gamela, Bocó, Bom Jesus, Alto Bela Vista, Pinhalzinho, Alto Pinhal, Vista Alegre e Bela União.