23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Família do interior de Marmeleiro ainda usa arado e junta de bois

Geral

A família Antes ainda usa juntas de bois no trabalho do campo. Na foto, Irineu Eloir e o pai Elmiro.

No dia 4 de julho de 1956, a família Antes chegava em Marmeleiro, vindo de Ibicaré (SC). Há 65 anos na região, os Antes estão entre os pioneiros, contribuindo com o crescimento do Sudoeste. Elmiro Afonso Antes, que reside na comunidade da Linha Sanga Seca, em Marmeleiro, tem esta data na “ponta da língua”. Conhecido como seu Miro, ele veio com mais seis irmãos e depois nasceram mais dois no Sudoeste. Seus pais Reinaldo Antes e Maria Aída Antes, já falecidos, tiveram nove filhos: Elmiro, Lore, Ivone, Salete, Celita, Altino, Dulce, Ledi e Ivo.

Na propriedade, onde mora com a esposa Terezinha e o filho Irineu Eloir, ele planta milho, mandioca e cria vaca de leite. Nos anos 80, criava porco e vendia milho, quando sobrava; todo o trabalho era manual. “Antigamente, o serviço era feito tudo com boi, com arado, hoje em dia é bem mais fácil, com plantio direto. Para o pequeno agricultor, como eu, que tenho terra meio dobrada, a gente ainda faz com boi”, conta.

Miro, que está aposentado, gosta e prefere viver no interior. “O povo está sofrido, é tudo muito caro nos mercados e o combustível pra se manter, mas hoje tem negócio de adubo e semente selecionada, hoje tem até financiamento.” Ele lamenta que a maioria dos jovens estudantes optem por mudar-se para cidade: “Poucos ficam com os pais na agricultura”.

- Publicidade -

O filho Irineu Eloir destaca ainda a “tristeza da seca”, uma vez que a estiagem prejudicou principalmente a produção de silagem para vaca de leite.

Irineu Eloir e os pais Terezinha e Elmiro Afonso Antes residem na comunidade da Linha Sanga Seca, em Marmeleiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques