Desde janeiro, incremento no total de empresas do município foi de 9%.

2021 foi um divisor de águas na vida do empreendedor Luciano Steimbach. Junto com dois sócios, ele resolveu investir num antigo sonho e, juntando a experiência como gerente comercial, abriu a empresa própria, no segmento de cama, mesa e banho. A Lojas Bella Casa inaugurou em fevereiro, em meio à pandemia, mas o cenário aparentemente desfavorável não freou o entusiasmo. “É em tempos difíceis que surgem as oportunidades, tanto que tínhamos uma perspectiva de vendas para o ano e que vem sendo superada. Em dois meses, já abrimos a segunda loja.”
Assim como Luciano, outros beltronenses partiram para o negócio próprio ou ampliaram a atuação, neste ano, em Francisco Beltrão. A unidade local da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) registrou 1.302 novas empresas abertas no município entre janeiro e julho. Por outro lado, 383 CNPJs foram extintos. Mesmo assim, o saldo é considerado positivo e representa, em apenas sete meses, um acréscimo de 9% em relação ao total de empresas do município (10.937 em julho). A grande maioria dos novos empreendimentos foi enquadrada como Empreendedor Individual, que inclui os MEIs e tem regras simplificadas.
As empresas de sociedade limitada também figuram entre as que tiveram maior saldo de novas aberturas, seguida de cooperativas e Sociedade Anônima. A Jucepar de Beltrão não registrou novas empresas públicas, nem sociedades de economia mista. No município, o tempo gasto para abrir uma empresa é de um dia e 14 horas, índice superior à média nacional (dois dias e 20 horas), mas abaixo do indicador geral do Estado (um dia e 9 horas).
109 mil novas empresas no Estado
O Paraná registrou um crescimento de 21,65% no saldo de empresas nos primeiros sete meses do ano, comparado ao mesmo período de 2020. A diferença entre aberturas e baixas de 2021 ficou em 109.586, contra 90.081 de 2020, segundo relatório divulgado, ontem, pela Jucepar. “Acredito que no segundo semestre de 2021 esses números serão ainda melhores, pois a retomada da economia no Estado está seguindo em ritmo firme e forte. Alguns fatores nos fazem acreditar nisso, como a vacinação contra a Covid-19, a credibilidade do Governo do Estado, a desburocratização e a celeridade com que as empresas são abertas no Paraná através da Junta Digital”, afirma o presidente da Jucepar Marcos Rigoni.
24 mil em julhoAté o momento, foram abertas 165.476 empresas no Estado, sendo 24.235 só em julho, o terceiro melhor resultado do ano. No que diz respeito às baixas, o percentual também teve aumento em comparação ao ano passado, sendo 55.890 em 2021 contra 39.547 em 2020.
