Negócios

Desde o início da pandemia da Covid-19, os donos de pequenos negócios têm investido cada vez mais no mercado digital. De cada dez empresas, sete já comercializam seus produtos e serviços pela internet. E esse investimento tem sido recompensado. Segundo a 11ª edição da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as empresas que aderiram a essa modalidade de vendas conseguiram reduzir a queda no faturamento.
O levantamento revela que os pequenos negócios que atuam no mundo virtual apresentaram uma queda de faturamento de -42% (em média), contra perdas de -44% (para quem não está no ambiente virtual).Juliano Lima, consultor do Sebrae, relata que a pandemia acelerou o processo de transformação digital dos negócios. “O processo de aceleração varia de acordo com o setor, mas, para efeito de comparação, estamos cinco anos à frente, em média, em termos de digitalização. As empresas que não se adaptarem correm o sério risco de ficar fora do mercado.”O consultor ressalta que não basta apenas estar no digital, é preciso despertar o interesse das pessoas nos produtos e serviços. “É necessário ter presença forte, gerar conteúdos que agreguem valor e gerem engajamento.”
De Dois Vizinhos…
O restaurante Sushi Kata é um bom exemplo de como virar o jogo driblando os impactos da pandemia. Francisco Acordi, sócio do restaurante, buscou informações e participou de treinamentos disponibilizados pelo Sebrae. Tudo para acompanhar as tendências, a inserção digital entre elas. Com a pandemia, ele também aumentou o número de aplicativos de vendas por delivery. “Com o Sebrae, entendi que precisávamos partir para o digital e sair das vendas apenas no presencial. Mudamos também o sistema de gestão do restaurante, para um que oferece um canal de vendas, e passamos a aceitar pedidos para entrega pelo nosso próprio site”, lista Francisco.
Em 2020, o restaurante conseguiu repetir o faturamento de 2019. Neste ano, os resultados são animadores e o empresário atribui ao aumento às ações de marketing digital. Atualmente, 75% das vendas são feitas por delivery. No cenário anterior à pandemia, apenas 25% vinham das entregas. “Nos primeiros cinco meses, tivemos incremento de 12%. Maio foi o melhor mês, com 18% a mais. Com o avanço da vacinação, imagino um cenário melhor a partir de setembro. Mas, o digital não será deixado em segundo plano.”
Presença Digital
A pesquisa sobre o impacto da pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas on-line e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as duras consequências da crise. A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. O Sebrae disponibiliza soluções de gestão, gratuitamente. Para saber mais, acesse o site (www.pr.sebrae.com.br).