Técnico Dhionatan Marcelo e secretário de Esportes Fernando Misturini anunciaram o novo passo do clube, que pretende fazer o elo entre o sub-17 e o profissional

Após dez anos de criação e um nome consolidado como referência nas categorias de base do Paraná, a Associação Beltrãozinho de Futsal (ABF) vai dar um novo passo. O treinador Dhionatan Marcelo revelou ao Jornal de Beltrão que em 2022 o clube disputará a Série Bronze do Campeonato Paranaense. O elenco será formado pelos meninos da geração 2004. O objetivo é dar oportunidade aos garotos e incentivá-los a investir na carreira.
“A geração 04 chegou em todas as finais, com dois vices e um título. O secretário de Esportes, Fernando Misturini, viu o potencial da equipe . Ele considerou importante valorizar os atletas da casa numa competição profissional, pois muitos chegam aos 18 anos e não dão continuidade na carreira e os nossos meninos têm muito potencial”, avalia Dhionatan. O ala-direito Lucas Reginato, de 17 anos, está desde 2016 no projeto. Ele participou do título paranaense de 2018 e agora está ansioso para jogar a “terceirona”. “Iremos jogadores experientes e isso nos dará ‘casco’ para nos tornarmos profissionais.”
“Queremos que os alunos de nossas escolinhas se espelhem nos mais velhos. E a Bronze é uma vitrine. Por último, mas não menos importante, iremos levar o nome de Francisco Bel-trão por todo o Estado com atletas da casa”, comemora Misturini. O técnico, ex-auxiliar do Marreco, esclarece que o objetivo não é concorrer com time verde e preto. “O Marreco não atua nessa categoria. Por tanto, não é o foco ‘competir’ com o es-paço dele. O Beltrãozinho quer oportunizar aos atletas jogarem uma competição, até mesmo para que o Marreco possa utilizar. É uma transição muito grande do sub-17 para a Liga Nacional. Nós vamos dar esse meio termo, que será a Série Bronze.”
Histórico de títulos
Desde quando começou a disputar o estadual de base, em 2016, o Beltrãozinho conquistou o título do sub-15 em 2018 – inédito para a região – e chegou outras duas vezes na final. Em 2019, fez história e participou da Taça Brasil da categoria. A equipe deveria retornar ao certame nacional em 2020, no sub-17, mas a pandemia obrigou o cancelamento, assim como do estadual. Nesta temporada, a escolha de São Luiz, do Maranhão, como sede e o pouco tempo para viabilizar a viagem, impediram a presença do time de Francisco Beltrão.
Desempenho em 2021
Neste retorno das atividades, os times do Beltrãozinho conquistam resultados animadores. Nas oito categorias – do sub-10 ao sub-18 – jogaram 33 partidas, venceram 23, perderam oito e empataram duas. Sete conseguiram avançar para o mata-mata – apenas o sub-11 ficou pelo caminho.
Jogos do Estado e Copa SudoesteAlém da Série Bronze, os garotos possuem outra missão: representar o município nos Jogos da Juventude e Jogos Escolares, além da Copa Sudoeste.
“Estamos muito contentes. Os Jogos da Juventude começam no dia 11 de setembro e o Beltrãozinho vai mandar o sub-17. Será a primeira vez desses garotos vestindo, definitivamente, a camisa de Francisco Beltrão”, diz Fernando Misturini.