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domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Santan resgata o sistema de criação de suínos soltos e quer levar carne do Sudoeste para todo Brasil em 24h

Projeto está sendo desenvolvido em Barracão. Ideia é atender o consumidor final e também a alta gastronomia.

André Santin, idealizador da empresa Santan.

O empresário André Santin, que residiu em Francisco Beltrão e tem familiares na região, acaba de tirar do forno o projeto da startup Santan, que até o final deste ano terá colocado no mercado nacional suínos produzidos na região, de extrema qualidade, voltados ao público consumidor final. O projeto está centralizado em Barracão, que conta com cerca de 500 pequenos e médios produtores, conforme levantamento do Sebrae.

A grande novidade é a forma como a marca está sendo construída. A visão do investidor foi fundamental no desenho da cadeia produtiva em que todos os envolvidos ganham financeira, tecnológica e comercialmente. “Faremos com que a produção de nossos parceiros chegue às mesas de qualquer lugar do Brasil em um dia, levando a carne mais saudável e saborosa que existe ao consumidor mais exigente”, antecipa Santin. Segundo ele, a logística será um diferencial importante do projeto. Toda a operação da Santan vai acontecer num Cessna Caravan, que tem capacidade para transportar até 1,5 tonelada de carga.

Com uma pequena rede de produtores locais, a Santan fornece aos parceiros os filhotes de leitões, a estrutura necessária para criação, a assistência técnica exigida para assegurar a produção premium dos animais criados soltos no sistema de rodízio em pequenos piquetes com vegetação nativa e com alimentação natural à base de hortigranjeiros, sem o uso de rações ou soja. Deste modo, o produtor traz de volta o modo tradicional de produção que assegura suínos mais saudáveis e, consequentemente, mais saborosos.

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A Santan, por sua vez, tem a responsabilidade do controle de qualidade dos processos e serviços, certificação dos produtos, auditoria externa dos processos degestão e garantia de recompra. “Todos ganham. O produtor ganha muito mais do que ganharia no mercado e ainda tem a certeza da recompra no curto prazo, pois criaremos animais pequenos. Vamos manter o bem-estar dos leitões, com salas de maternidade, sistema de engorda do animal livre, maior exposição ao sol, que evita a erosão do terreno e ajuda a elevar o valor agregado do produto final”, explica Santin. “Proteína que tem menos gordura entremeada em suas fibras, a carne suína é magra, saudável e, quando bem preparada, mais saborosa. Não é à toa que ela é a carne mais consumida no mundo”, comenta Santin.

De acordo com ele, a empresa financia o produtor rural com tudo que for necessário para a produção. “Com cerca, água, pasto, sementes, milho, abóbora e, principalmente, animais se precisar. Mas a gente sempre prioriza o animal caipira. Nosso objetivo é o consumidor final, porém a alta gastronomia está interessada pelo projeto e pela nossa carne.”

Suínos são criados soltos em piquetes. Prioridade para suínos caipiras.

Sustentabilidade ambiental
Além do modelo econômico socialmente sustentável e das técnicas focadas no bem-estar animal — que também integram total higiene sanitária e controle de saúde veterinária feito por especialistas em zootecnia —, a mesma filosofia inspirada pela tradição norteia práticas de sustentabilidade ambiental.

Os processos modernos de produção adotam usos sustentáveis de recursos naturais, com o emprego de energia limpa e renovável e do princípio de reciclagem total, resultando em um modelo de “descarte zero” de resíduos. O sistema de criação dos animais também exclui o uso de agrotóxicos e gera menor erosão do solo, reduzindo os impactos sobre o meio-ambiente.

Consumo consciente
A adoção de modelos sustentáveis alinha a Santan às visões e preocupações dos consumidores que, além de alimentos de altíssima qualidade, frescor e valor nutricional, procuram empresas com as melhores práticas de responsabilidade social e ambiental — tudo verificável por meio de selos de qualidade e auditoria de certificadoras independentes.

Além da preocupação com escolhas mais saudáveis — ampliada pela recente tendência de aumento da alimentação em casa —, quem seleciona produtos de alta qualidade também está mais atento aos impactos de seus comportamentos de consumo.

Dessa forma, a empresa alia a experiência de um produto com diferenciais únicos de qualidade e autenticidade a valores caríssimos ao consumidor consciente e interessado em resgatar um modo de vida mais responsável, equilibrado e conectado às raízes e ao desenvolvimento local. (*Com assessoria de imprensa)

Marca terá centro de experiência gastronômica
O embrião Santan já está inseminado em Barracão e está em pleno desenvolvimento.

Na Vila Santan um centro de experiência gastronômica funcionará com uma cozinha profissional e onde os chefs de cozinha poderão vivenciar de forma ampla a experiência Santan. Hospedados na vila, visitarão os produtores para conhecer os métodos e processos da marca, escolher os animais que pretendem utilizar para suas criações e ter uma verdadeira imersão na cultura da região.

Também em Barracão, funcionará o centro de operações da empresa. A fazenda modelo atuará como polo de pesquisa, produção e criação — inicialmente de leitões, a partir de matrizes selecionadas e controladas por especialistas. Posteriormente, implementando também o desenvolvimento da criação de patos e galinhas.

Logística
As carnes, embaladas a vácuo na cidade de Barracão, chegarão às cozinhas no mesmo dia, tanto na capital paranaense quanto nas principais cidades da região Sul e Sudeste do país — garantindo o frescor valorizado pelas principais tendências recentes da alta gastronomia. Isso graças ao transporte aéreo que será realizado pela aeronave Cesna Gran Caravan, adquirida pela empresa, com capacidade de transportar até 1,5 tonelada por viagem.

 

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