Geral

A campanha “Paraná, seu próximo destino”, desenvolvida pelo Governo do Estado, começa a ganhar dimensão nacional. Ela será apresentada em eventos realizados na alta temporada do turismo no Brasil e no exterior, de outubro a dezembro. A ideia é acelerar a retomada do setor pós-pandemia. A Paraná Turismo, autarquia responsável pelo fomento do setor, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, é a responsável pela divulgação do que há de melhor no Paraná. A agenda de eventos inclui grandes feiras que retornam no formato presencial.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, é uma grande oportunidade que complementa o plano de ação do governo estadual em promover os atrativos turísticos do Paraná. “Com a pandemia, o peso do turismo dentro da matriz econômica do Estado foi sentido por todos. Os turistas vêm ao Paraná atrás de atrativos mais conhecidos, como as Cataratas do Iguaçu, e queremos mostrar a eles que num raio de até 200 quilômetros existem outras belezas e atrações, especialmente em meio à natureza.”
Para Nunes, o turismo que mais vai crescer no mundo é o do segmento natureza.Os eventos permitem contato direto com os profissionais de operadoras de turismo, agências de viagens e agências de viagem on-line para promover o Paraná como destino e oferta turística, dar segurança e auxílio na organização, comercialização e distribuição dos produtos e serviços do setor. “Esses eventos contam com a participação de parceiros do trade de turismo e destinos paranaenses conhecidos nacionalmente como Foz do Iguaçu e Curitiba”, observa Irapuan Cortes Santos, diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo.
Entre eles, estão eventos como o da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (48ª ABAV Expo & Collab), considerada a mais completa, tradicional e importante feira de turismo brasileira, que acontece em Fortaleza, de 6 a 8 de outubro; o Agrinordeste, em Recife, de 6 a 8 de outubro, onde serão apresentadas as boas práticas do turismo rural do Paraná; o Brasil Travel Market (BTM), também em Fortaleza, de 22 a 23 de outubro; e o encontro da Associação Paulista de Agências de Viagens (Avisep), em Águas de Lindóia, que recebe operadoras e agentes de viagens do interior de São Paulo, um dos polos emissores mais importantes do Brasil. Essa feira será realizada de 26 a 27 de outubro.