11.5 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Centro de Zoonoses tem muitos cães para adoção

Somente neste ano, foram resgatados 76 animais, mas apenas 53 foram adotados.

A estagiária Renata Calegari e a médica veterinária Flávia Nesi Lavina com alguns animais resgatados.

O Centro de Zoonoses não é abrigo, como muitos podem pensar. Sua função é realizar a castração de animais de rua, de Ongs e de pessoas do Cadastro Único, bem como atender denúncias de maus-tratos e fazer atendimento clínico dos animais de pessoas do Cadastro Único.

“Estamos lotados, porque o número de maus-tratos é grande e a procura por adoção é baixa”, comenta Flávia Nesi Lavina, médica veterinária. Somente neste ano, foram resgatados 76 animais, mas apenas 53 foram adotados. Em geral, os cães são de grande porte e não são de raça, por isso há pouco interesse de grande parte da população. “Não temos gatos aqui no Centro de Zoonoses e, quando tem, é mais fácil de doar.”

Os animais disponíveis para adoção são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados. Flávia destaca que a sociedade poderia colaborar mais, porque é muita pressão e não há mais espaço. “O número de abandono é cada vez maior.”

- Publicidade -

Para adotar, basta ir até o Centro de Zoonoses, na antiga Polícia Ambiental, e passar por uma entrevista. O objetivo é identificar que esta pessoa terá tempo e paciência para cuidar desses animais, evitando assim um novo abandono.

Renata Perez Calegari, estagiária de Biologia, ressalta que há um revezamento dos cachorros no canil, de modo que todos possam ficar um período soltos no pátio e assim evitar estresse por estarem presos.

Denúncias
Flávia informa que as denúncias de maus-tratos podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, então o Centro de Zoonoses faz a notificação extra-judicial com as adequações necessárias. Se isso não for suficiente, a Polícia Militar é acionada. É preciso entender a importância da castração e dos cuidados básicos que esses animais precisam, como viver em um local saudável.

Renata Perez Calegari, estagiária de Biologia, no Centro de Zoonoses. Ainda há muitos cães disponíveis para adoção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques