6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Novos leilões de ativos da Gralha Azul Avícola devem ser realizados

Negócios

A sede administrativa da Gralha Azul, no Bairro Guanabara.

A Gralha Azul Avícola completa 50 anos em dezembro. Em processo de falência continuada desde 1997, a empresa precisou se desfazer de um de seus ativos por meio de leilão judicial realizado dia 2 de setembro de 2021. Outros leilões devem acontecer, determinados pela Justiça, já que a administração da Gralha Azul se dá por administrador nomeado por juiz da Comarca de Francisco Beltrão.

No leilão de setembro foi vendido o ativo de produção de galinhas poedeiras para ovos comerciais (de consumo humano) e a unidade de padronização e embalagens de ovos instalada há anos no Distrito Ulderico Sabadin, no Bairro Padre Ulrico. O novo proprietário é o Grupo Mantiqueira, de Minas Gerais.

Parcerias continuam
As granjas da Gralha Azul em Francisco Beltrão continuarão fornecendo ovos férteis para a Avícola Carminatti, de Santo Antônio do Sudoeste, e Jaguá Frangos, de Jaguapitã, no Norte do Paraná.
Estes dois clientes levam os ovos para os seus incubatórios porque o da Gralha Azul está com as atividades paralisadas desde fevereiro de 2020.

- Publicidade -

Ficaram, ainda, como ativos da Gralha Azul, as granjas de galinhas de ovos férteis, a fábrica de ração na Rua Paula Freitas – rua dos fundos da Policlínica São Vicente de Paula –, a sede administrativa na Avenida Antônio Silvio Barbieri, Bairro Guanabara, terrenos, salas comerciais e caminhões e outros veículos de transporte, além de 90 funcionários – anteriormente eram 140.

Cerca de 46 a 48 funcionários passam a trabalhar para o Grupo Mantiqueira, segundo comprador do ativo da Gralha Azul. Neste mês está ocorrendo o processo de demissão destes colaboradores. A partir do dia 1º de dezembro eles serão recontratados pela nova empresa

Novos leilões
A construção da fábrica de rações em uma nova área industrial de Francisco Beltrão não deverá mais acontecer em função da tramitação do processo da massa falida. Othmar Rempel, administrador judicial, diz que a unidade e os equipamentos serão vendidos.

Othmar adianta que novos leilões judiciais, de agora em diante, devem acontecer a qualquer momento e também em 2022. Os leilões visam a obtenção de recursos financeiros para fazer frente às dívidas da empresa com os setores trabalhista, tributário e fornecedores.

[relacionadas]
Valor de mercado
Com relação à marca de ovos Gralha Azul, o administrador está buscando uma alternativa de venda. A marca é tradicional no Paraná e região, tem um valor importante, mas o valor depende de avaliação mercadológica.

Fase de transição pode demorar até 60 dias
A transição do ativo da Gralha Azul para o Grupo Mantiqueira deve durar de 30 a 60 dias. Esta transição depende de aspectos legais que precisam ser respeitados e cumpridos. Os produtores integrados de Beltrão, Manfrinópolis, Flor da Serra do Sul e Salgado Filho que produziam ovos para a Gralha Azul agora já estão entregando a produção para o Grupo Mantiqueira. A Gralha Azul continuará fornecendo alimentação para os aviários de galinhas que produzem ovos orgânicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques