16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

180 mil imóveis ficaram sem energia durante a tempestade de domingo

Técnicos e eletricistas da Copel saíram a campo para fazer os reparos. Regiões Oeste e Sudoeste, novamente, foram as mais afetadas pelo temporal.

Casas destelhadas em toda a cidade.

No fim da tarde de ontem tinha caído para 19,3 mil unidades consumidoras desligadas em todo o Paraná em decorrência do temporal de domingo, 28. Cerca de 540 equipes de eletricistas e técnicos da Copel continuavam trabalhando para restabelecer todos no menor tempo possível. Restavam 1,9 mil ocorrências para atendimento, sendo 1,5 mil nas regiões Oeste e Sudoeste. Mas no auge da tempestade de domingo, cerca de 160 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.

Árvores caídas sobre a rede, cabos rompidos e postes quebrados foram os principais problemas encontrados pelo pessoal da Copel. As regiões Oeste e Sudoeste do Estado foram as mais severamente prejudicadas, contabilizando 16,5 mil domicílios sem energia.

Em Foz do Iguaçu, restavam 2,6 mil unidades consumidoras sem energia. Em Francisco Beltrão, havia 1,5 mil domicílios sem energia. Em Toledo, aproximadamente 1,4 mil domicílios com fornecimento interrompido e em Pato Branco, pouco mais de 400 domicílios sem energia.

- Publicidade -

Os mais atingidos
Na manhã de ontem, somente nos 17 municípios que pertencem à área de abrangência da agência regional da Copel de Francisco Beltrão, constavam mais de 5,3 mil domicílios sem energia e aproximadamente 370 ocorrências para atendimento.

Até o final da manhã de ontem em Francisco Beltrão 1,9 mil domicílios estavam sem energia, e os estragos ocorreram em vários bairros da cidade e comunidades rurais. Os principais problemas encontrados foram: postes quebrados pelos ventos, cabos rompidos e árvores sobre a rede.

Na região, os municípios de Manfrinópolis, Marmeleiro e Renascença são os que apresentam maior percentual de domicílios desligados.

Os estragos causados pelos raios e ventos fortes chegaram a interromper simultaneamente o fornecimento de energia a 180 mil domicílios da região durante a tarde. Em Foz, 32 mil imóveis estão sem energia, em Francisco Beltrão são 26 mil unidades consumidoras sem energia, em Toledo 12 mil e Pato Branco, 5,7 mil imóveis.

Serviço
Em dias de tempestades, a Copel lembra que se deve manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Empresa coloca gerador para manter os serviços
Para não parar o serviço, o empresário Marcelo Gois, da Hidromuk, de Francisco Beltrão, locou um gerador em parceria com uma empresa vizinha. Mesmo dividindo os custos da locação – R$ 2 mil por dia, mais o óleo diesel consumido pelo gerador – o valor é alto para manter a oficina especializada em instalação e reparação hidráulica em operação.

[relacionadas]

“O custo diário do gerador passa de R$ 4 mil e fica inviável para nosso negócio.”

Próximo da empresa, uma árvore caiu sobre a rede elétrica e interrompeu o fornecimento de energia.

Segundo Marcelo, a previsão da Copel é que a situação normalize até amanhã.

Árvores caídas causaram danos e transtornos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques