Planejamento da Secretaria de Viação e Obras está adiantado com relação ao previsto.

A segunda etapa da construção do calçamento na comunidade do Rio Quibebe, até a PR-483/Contorno Sul, em Francisco Beltrão, está andando em ritmo acelerado e, segundo o secretário municipal de Viação e Obras, Cláudio Borges, as obras estão 60% concluídas. Ele informa que a entrega deve acontecer bem antes do que foi previsto inicialmente pela Prefeitura.
O calçamento da estrada que liga a PR-180/Contorno Leste à Linha Macagnan já foi concluído o primeiro trecho.
“A primeira etapa já foi entregue para uso, mas ainda não foi inaugurada. A segunda etapa iniciamos de lá para cá, por causa do trânsito e de uma logística dentro da engenharia, lá tem a El Plus [indústria de utensílios domésticos]”. Este trecho vai até a encruzilhada, com o calçamento feito na primeira etapa.
Sobre a construção do calçamento da PR-483/Contorno Sul ao Rio Quibebe já está pronta a primeira etapa.
“Começamos a segunda etapa também em Rio Quibebe. Temos mais de 60% da segunda etapa pronta, uma obra que vai ser entregue antes do prazo, ela tava prevista pra julho de 2022, e devemos entregar em meados de fevereiro ou março essa obra.”
Encerra uma, começa outra
Na comunidade de Menino Jesus, de acordo com o secretário, a primeira etapa da construção do calçamento já foi completada, a segunda está sendo concluída e a terceira também não deve demorar para que tenha início. O calçamento vai ligar Menino Jesus ao Bairro Sadia. “Devemos concluir a segunda etapa até o próximo dia 15. Temos também outros projetos já assinados pelo nosso prefeito Cleber
Fontana [PSDB] e um exemplo é o do Km-20 a São Marcos. Como muitas das licitações foi a mesma empresa que ganhou, é preciso terminar uma para começar outra.”
Também foi feito o calçamento numa serra da comunidade de Seção São Miguel. Outros trechos de calçamento em serras também serão construídos. “Muitos dos projetos estão em análise e alguns dos pontos são críticos. Temos que liquidar cada obra, para que possamos iniciar outra”, explica o secretário.
Santa Bárbara
Outro projeto que está na mesa do secretário é o que vai atender a comunidade de Santa Bárbara. Naquela localidade, serão feitos calçamento e ponte em alvenaria. Ele diz que a nova ponte está em processo de licitação.
Nesta semana, a Prefeitura interrompeu o tráfego pela ponte. Esta estrada interliga os bairros Nova Petrópolis e Marrecas até a ponte do Marrecas e dali à comunidade de Santa Bárbara.
Deve ser construída uma nova ponte em alvenaria para atender as necessidades dos moradores e veículos que trafegam por esta região.
“Precisamos dar boas condições para o tráfego no nosso interior, porque passa toda a produção”, argumenta o secretário.