Além do Paraná, produto é comercializado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Por Leandra Francischett
A Indústria de Alimentos Cheff Lugui conta com três anos de fundação, mas, desde dezembro de 2021, é um empreendimento do casal Vilson Sausen de Oliveira e Betina. Vilson comenta que a parceria com a empresa iniciou há algum tempo e que Lugui é a junção de dois nomes de antigos sócios, um de Santa Izabel e outro de Nova Esperança.
“O Rafael, de Nova Esperança, é um amigo antigo. Na metade do ano passado, Rafael e Adriano pediram ajuda para fazer mais vendas em todo o Brasil, porque eu era gerente de alguns laticínios da região, tinha conhecimento em distribuidores e representantes comerciais.” Vilson começou como consultor da Lughi, mas, em determinado momento, um dos amigos quis vender a sociedade. “Eu entrei como sócio. Logo, o outro sócio disse que não dava mais conta do negócio e, em meados de outubro do ano passado, vendeu também.”
Vilson acrescenta que procurou desenvolver uma receita própria e mais leve. “Eu peguei só a base da receita e o restante modifiquei, usei um requeijão melhor e troquei o alho em pó por alho in natura. Alguns ingredientes que eu percebia que dava um contraste muito grande eu tirei, fiz o tal do menos é mais.”
O empresário cita que hoje, no mercado de pão de alho, há o Santa Massa, que é o líder do mercado e tem 35 anos de história. “É onde a gente tenta se espelhar, desde a crocância do pão, o recheio, que é mais clarinho, pois remete ao alho, que é branco. Minha esposa, Betina, quando eu disse que a gente iria comprar a fábrica, ela começou a desenvolver o creme, levou os ingredientes para casa, fez os testes até chegar na receita que hoje agrada a maioria das pessoas, porque o alho é muito subjetivo, tem gente que gosta, tem gente que não, estamos no intermediário.”
Vilson assumiu a empresa em dezembro de 2021 e em janeiro deste ano trouxe a fábrica de Santa Izabel do Oeste, onde era feita toda a produção, para Francisco Beltrão. Ele é natural de Panambi (RS), mas se considera beltronense. “Acabei trazendo pra cá porque sou beltronense, moro no Bairro da Cango, fica mais perto.”

Vilson tem outra empresa que representa marcas do Sudoeste, como Laticínios Frizzo, Massas Bella Itália, Embutidos JCW e Gran Mestre, por isso tanta experiência na área. “Em 2014, eu era gerente do Laticínio Primo Queijo, onde trabalhei até 2015, quando fechou, depois virei gerente nacional de um laticínio em São Lourenço, o Laticínio Lorenzo, mas eu morava em Beltrão.”
Ele destaca sua admiração por Francisco Beltrão. Apesar de ser gaúcho, ele mora no Paraná há 12 anos e acabou desbravando a região, ao lado da esposa Betina, sua companheira há 22 anos. “Temos a Bibiana, de 8 anos, e o Bento, de 7 meses, constituímos família daqui e não largamos Beltrão por nada.”
Ampla expansão
Por mês, são produzidas em torno de 1.500 caixas com 12 unidades, números surpreendentes, se considerar que as mudanças aconteceram a partir de dezembro, sob a liderança de Vilson. Cheff Lugui vende para o Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesta semana, começaram novos projetos em Joinville, Rio Negrinho, Mafra e parte de Curitiba, além de estar presente em Cascavel, Maringá, Londrina e Foz.
“Meu primeiro objetivo é estar no Paraná, no litoral e centro de Santa Catarina, e, por ser gaúcho, queria que estivesse nos principais lugares do Rio Grande do Sul. Confesso que hoje, por ser distante e meu produto já estar na cidade que vim, que é Panambi, isso é uma das melhores experiências que tive na minha vida.”
Essa expansão se deve aos seus parceiros e amigos. “Tem os distribuidores que compram, os representantes comerciais que vendem, tenho os dois modelos, distribuição e representação comercial. Então para mim foi um orgulho muito grande quando meu pai comentou que chegou até vários mercados de Panambi.” Embora seja uma empresa praticamente recente, Cheff Lugui está em ampla expansão na conquista de toda a região Sul do Brasil.
Integrantes da equipe Cheff Lugui: Gustavo Borges, Luís Henrique D. da Silva, Idimara Dallaqua, Paula Vina