73% dos idosos já receberam a vacina contra a gripe
Das assessorias
Cerca de 72% dos idosos de Francisco Beltrão (3.873 pessoas acima de 60 anos, incluindo o interior), já receberam a vacina contra a gripe. Segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Cantelmo Neto, a meta é vacinar, até o dia 30 de abril, próxima quarta-feira, 5.369 idosos. O trabalho de vacinação no Centro de Convivência do Idoso, do bairro Entre Rios, encerrou ontem, porém os postos de saúde estão abertos para quem ainda não recebeu a vacina.
A coordenadora da campanha, enfermeira Rosangela Martins, pede para os filhos que levem seus pais até os postos de vacinação. “Uma pessoa que tomou a vacina terá menos probabilidade de ter gripe e todas as suas conseqüências”, orienta Rosangela, salientando que muitos problemas respiratórios para este período do ano são sanados com a vacina da gripe.
Resfriado e gripe não são a mesma coisa
O resfriado pode ser causado por diversos vírus, como o rinovírus, adenovírus e vírus para influenza e tem um caráter mais inflamatório, com irritação na garganta, coriza e febre baixa. Os sintomas refletem mais as alterações locais provocadas pelos vírus nas vias aéreas superiores e são bem mais amenos do que os quadros gripais.
Já a gripe, causada especificamente pelo Myxovirus influenzae, é uma doença que, além de provocar manifestações respiratórias mais intensas (dor de garganta, obstrução nasal, tosse freqüente ou persistente e catarro), habitualmente vem acompanhada de sintomas gerais como febre alta, dores musculares e mal-estar. Em função do nome de seu agente causal, a gripe também é denominada influenza.