
Por Juliam Nazaré – O Sudoeste do Paraná é um reduto de gaúchos. E diante da decisão inédita do estadual sul-rio-grandense, entre Grêmio e Ypiranga, o Jornal de Beltrão conversou com quem hoje reside em Francisco Beltrão mas nasceu em Erechim (RS), terra do clube que busca desbancar o Imortal.
É o caso dos irmãos Almir e Orley Lopes. O primeiro, diretor de Esportes do município. O segundo, engenheiro agrônomo. Almir, inclusive, recorda da construção do Estádio Colosso da Lagoa, palco da partida de ida da final, às 16h30 de hoje, 26. “Foi inaugurado em 13 de setembro de 1970. Eu tinha 14 anos e o jogo de inauguração foi entre Grêmio e Santos, vencido pelos paulistas por 2×0, com um gol de Pelé. Na época não perdia nenhum jogo do Ypiranga. Em 2022 já sou campeão porque sou gremista e canarinho.”
Outro funcionário da Secretaria de Esportes de Beltrão, Cláudio Zapello nasceu em Erechim e o pai jogou no time da cidade. Cláudio escolheu o Internacional como clube do coração, mas hoje torcerá pelo Canarinho.
O jogo da volta entre Grêmio e Ypiranga ocorre no próximo sábado, 2, às 16h30, na Arena do Grêmio.