10.1 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Mobilizado, PMDB filia dois ex-vereadores e fala em eleger o próximo prefeito em 2004

Mobilizado, PMDB filia dois ex-vereadores e fala em eleger o próximo prefeito em 2004


Os ex-vereadores e ex-secretários municipais de Educação Ari Ventura (ex-PTB) e Nestor Morgan (ex-PDT) assinaram fichas de filiação ao PMDB de Francisco Beltrão na reunião-jantar realizada quinta-feira, 15, na AABB. Ari foi vereador em Beltrão; Nestor em Realeza.
A solenidade de filiações e reunião das lideranças faz parte da estratégia do PMDB com vistas às eleições municipais de 2004.
A reunião está dentro da proposta de que todo dia 15 de cada mês o PMDB filie no mínimo 15 pessoas”, informou o presidente do Diretório Municipal e coordenador do encontro, o contabilista João Batista Zancanaro. Nesta reunião aderiram ao PMDB 51 pessoas, entre elas há ex-filiados do PTB e PDT, servidores públicos e jovens.
Os vereadores Iclair “Pitinho” Daros (presidente da Acamsop-13), Fábio Melati e Vanderlei Follador, os ex-presidentes do PMDB, Gelindo Follador e Almirante Melati, o ex-vice-prefeito Otercílio Salvatti, e os chefes dos núcleos regionais do governo Odoni Quintana (8ª Regional de Saúde), Carlos Alberto Wust da Silva (Seab), Cleber Fontana (IAP), Izair Favretto (Sema), Paulo Melani (DER), Simão Flores (Emater) e Tânia Bernardon (Cohapar), a professora Neide Ferreira (ala feminina) e Élcio Casaril (ala jovem) compareceram ao evento.
Zancanaro disse que os novos filiados terão direito de participar do partido e pleitear candidaturas “tanto a prefeito como a vereador”. Ele defendeu o lançamento de candidato do PMDB à Prefeitura de Beltrão nas eleições de 2004, mas esclareceu que não há nome definido e que “nós temos consciência de que precisamos de alianças”. Zancanaro ressaltou que o partido fará coligações com siglas de centro-esquerda e que os prefeituráveis do PMDB são os vereadores Pitinho, Vanderlei e Fábio, o servidor público Geraldo Biesek e o próprio João Batista Zancanaro. “Mas pode ser qualquer um outro”, frisou.
Fábio Melati agradeceu a presença dos peemedebistas e dos chefes dos núcleos regionais do governo à reunião e destacou a liderança de Caíto Quintana, chefe da Casa Civil do Governo, que é da região. “O Caíto é braço forte do governo. Tudo passa por ele”, disse.
Vanderlei Follador frisou que o partido não está preocupado em filiar grande quantidade de pessoas, mas de buscar filiados com qualidade. O peemdebista destacou que os novos filiados “têm qualidade e idoneidade moral”.
O presidente da Acamsop-13, Pitinho, comentou que “é prazeroso termos hoje no Governo do Estado pessoas ilustres como Requião”. Disse ainda que o governador “é um homem simples, que o povo gosto, mas que tem visão de governo”.
Sobre o chefe da Casa Civil do Governo, o presidente da Acamsop disse que “Caíto é o embaixador do Sudoeste em Curitiba”. Pitinho e Mano salientaram a necessidade de o PMDB se preocupar com as eleições de 2004 e reconquistar a prefeitura.

Odoni

O discurso mais eloquente e incisivo foi do chefe da 8ª Regional de Saúde, Odoni Quintana, que considerou essencial a renovação no PMDB. Odoni conclamou o presidente da Juventude do PMDB, empresário Élcio Casaril, a reeguer a ala jovem de Beltrão, “que já foi referência para a região”. Para o chefe da 8ª Regional, a sigla tem nomes “com alto potencial para ser candidato, nós não podemos perder este potencial”.
Odoni afiram que “todos nós filiados, temos que ser cabos eleitorais, não importa se vamos nos eleger ou não. O partido precisa estar presente, precisa estar vivo, precisa disputar eleições”. Lembrou que na sucessão municipal anterior o PMDB lançou candidato a vice-prefeito e teve eleitores que não votaram na chapa porque o partido deixou de apresentar candidato ao Executivo.
Vamos nos unir e lançar candidato”, exortou, lembrando que o PMDB hoje comanda o governo estadual. Odoni observou que “não adianta nós chorarmos depois. Nós podemos até perder, mas não sejamos omissos. É isso que nós, chefes de núcleos regionais do governo estamos dispostos a fazer”. Os peemedebistas, no entendimento do chefe da 8ª Regional de Saúde, devem mostrar que além de governar o Estado, têm condições de governar Francisco Beltrão.

Ari Ventura

Ari Ventura, professor, ex-chefe da 48ª Inspetoria Regional de Ensino (hoje Núcleo Regional de Educação), ex-secretário municipal de Educação nas gestões de Nelson Meurer (1989 a 1992) e João Arruda (1993 a 1996) e vereador de 1997 a 2000, discursou em nome dos novos filiados. O professor comentou que “estamos aqui como pessoas responsáveis, dignas e que querem o bem do município de Francisco Beltrão”. O novo filiado lembrou que durante muitos anos foi adversário do PMDB, mas que tratou os peemedebistas com respeito. Seu compromisso, disse após assinar a ficha de adesão, “é de continuar fazendo com que o PMDB tenha esse perfil de seriedade que sempre teve”.
Ari fez uma referência especial ao advogado, ex-presidente do PMDB e ex-assessor jurídico da Prefeitura de Beltrão, Gelindo Follador, que por muitos anos foi seu vizinho. “Embora tenhamos sido adversários, sempre nos respeitamos”, disse. Ex-colega de aula de Ari, o empresário e ex-vice-prefeito Otercílio Salvatti disse que o novo filiado “tem ética, dinamismo e palavra”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques