23.5 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

A missão do Espírito Santo no pós-pandemia

Dia 5 de junho de 2022 ocorreu a solenidade de Pentecostes. É o Natal da Igreja. Ela nasceu no Cenáculo, de Jerusalém, na “sala superior”, onde o Senhor Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos. Da Constituição dogmática Lumen gentium sobre a Igreja, do Concílio Vaticano II (1962-1965), dois números ou partes deles, encontramos a missão do Espírito Santo na Igreja. O papa emérito Bento XVI falou, em 2012, em Roma, fazendo sua reflexão definindo o Concílio como “a grande graça de que se beneficiou a Igreja no século XX: nele se oferece a nós uma bússola segura para nos guiar no caminho do século que se abre” (Novo millennio ineunte, n. 57). A “verdadeira força motriz” do Concílio – acrescenta ele – foi o Espírito Santo. Portanto, um novo Pentecostes: não para uma nova Igreja, mas para “uma nova época na Igreja”.

Vamos aos textos: “Terminada a obra que o Pai confiou ao Filho para Ele cumprir na terra, foi enviado o Espírito Santo, no dia de Pentecostes, para que santificasse continuamente a Igreja e deste modo os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito. Ele é o Espírito de vida, ou a fonte de água que jorra para a vida eterna… O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis, como num templo e dentro deles ora e dá testemunho da adoção de filhos. A Igreja, que Ele conduz à verdade total e unifica na comunhão e no ministério, enriquece-a e guia-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos e adorna-a com os seus frutos. Pela força do Evangelho rejuvenesce a Igreja e renova-a continuamente e leva-a à união perfeita com o seu Esposo. Porque o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: “Vem”! Assim, a Igreja toda aparece como “um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (LG n.4).

- Publicidade -

Os Dons do Espírito Santo para o serviço apostólico.

Além disso, este mesmo Espírito Santo não só santifica e conduz o Povo de Deus por meio dos sacramentos e ministérios e o adorna com virtudes. Mas “distribuindo a cada um os seus dons como lhe apraz” distribui também graças especiais entre os fiéis de todas as classes, as quais os tornam aptos e dispostos a tomar diversas obras e encargos, proveitosos para a renovação e cada vez mais ampla edificação da Igreja, segundo aquelas palavras: “a cada qual se concede a manifestação do Espírito em ordem ao bem comum”. Estes carismas, quer sejam os mais elevados, quer também os mais simples e comuns, devem ser recebidos com ação de graças e consolação, por serem muito acomodados e úteis às necessidades da Igreja… (cf. LG n. 12).

O Concílio procurou aceitar o desafio da modernidade e dialogar com a sociedade para que a Igreja pudesse melhor desempenhar sua missão evangelizadora no mundo. Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate – sobre a chamada à santidade no mundo atual, Francisco diz que devemos pedir “ao Senhor a graça de não hesitar quando o Espírito nos exige que demos um passo em frente; peçamos a coragem apostólica de comunicar o Evangelho aos outros e renunciar a fazer de nossa vida um museu de recordações. Em qualquer situação, deixemos que o Espírito Santo nos faça contemplar a história na perspectiva de Jesus ressuscitado. Assim, a Igreja, em vez de cair cansada, poderá continuar em frente acolhendo as surpresas do Senhor” (GE 139).

Vinde, Espírito Divino!

Na Exortação Apostólica Evangelii gaudium, Francisco diz que pretende “indicar caminhos para a Igreja nos próximos anos” (EG n. 1). Guiados pelo Espírito Santo, que recebemos no Batismo, confirmado no sacramento da Crisma, queremos como Igreja Diocesana, que ele nos guie e oriente-nos nestes tempos pós-epidêmicos em nossa ação evangelizadora, como “novo Pentecostes”, que nos capacita, age no interior dos corações e da Igreja, comunicando-nos a experiência de Jesus e sua proposta a tomar parte no seu Reino. Eis a missão da Igreja da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques