A alegria, a convivência e o aprendizado no ensino infantil.

JdeB e assessoria – Danuza Galli, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora da Glória, destaca que a educação infantil passou por uma reestruturação. Houve muitos estudos, formações em rede para organizar as novas Diretrizes da Educação Infantil de todas as escolas da Rede IENS seguido as orientações previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As Diretrizes da Educação Infantil – Rede IENS prevê sete campos de experiências e a BNCC prevê cinco. “Nós elaboramos mais dois campos de experiência para a rede IENS. Os dois campos desenvolvidos são o ‘Eu, universo, e a natureza’ e ‘Eu, sentido da vida e a transcendência’.”
Um dos campos de experiência procura trabalhar a espiritualidade e as emoções. “Sentíamos esta necessidade, por sermos também um colégio confessional, católico, termos um campo de experiência que norteasse esse trabalho com as crianças. E o outro campo de experiência diz respeito à natureza. Dificilmente você trabalha um só campo de experiência; na educação infantil, trabalha-se de maneira interdisciplinar. Hoje tudo flui muito tranquilamente, pensando de maneira interdisciplinar, como a BNCC prevê. Temos um resultado positivo, porque conseguimos ampliar o repertório das crianças e elas conseguem ter várias vivências na nossa rotina escolar. Aqui temos vida na escola.”
O Colégio Glória trabalha os valores, tendo a concepção de criança como um sujeito histórico de direitos, que tem as suas individualidades e suas potencialidades, ou seja, olha-se para cada criança de forma única.
Estrutura física e qualificação docente
Conforme Danuza, o Colégio Glória, constantemente, investe na estrutura física, elaborando novos espaços e recriando outros. Todos os espaços são ambientes alfabetizadores. “Toda a nossa estrutura é para que a educação aconteça além da sala de aula. Desde o bosque, o deck, o caminho das sensações, todos são pensados pra que a educação aconteça.”
Quanto aos professores, o diferencial acontece desde a seleção dos profissionais. Danuza comenta que os professores passam por uma entrevista, sendo que a classificação se faz em três etapas. “Se ele se encaixar no nosso perfil, vai ter todo um acompanhamento e orientação da coordenação. O Colégio, também, oferece vários momentos de formação para os professores. Mas, geralmente, quando os professores chegam até a nossa escola, eles já têm a sua caminhada na sua formação.”

O Colégio Glória oferece uma educação integral desde o maternal até o terceirão. “O maternal é onde a criança entra para a vida escolar, e, a maioria delas, tem o primeiro contato com outras pessoas além família. Por isso, toda a estrutura da Educação Infantil é acolhedora, pensando na afetividade. Acreditamos que o indivíduo se constrói através das suas relações. Somos uma escola sociointeracionista, pensamos no desenvolvimento integral dessa criança através de suas relações com o meio.”