
Da assessoria – Com café da manhã, a CDL realizou ontem, 8, o repasse de valores arrecadados com o Arraiá de Beltrão 2022. A entidade contemplada foi o Cimmad – Centro de Integração Madre Maria Domênica, que atende a crianças carentes dos bairros Padre Úlrico e Terra Nossa. Participaram do evento diretores da entidade lojista, representantes do patrocinador oficial do Arraiá de Beltrão, o Sicoob Vale Sul, e a irmã Lucia Bonetti, coordenadora dos Cimmad.
O presidente da CDL, Davi Nesi, abriu o evento explicando que os recursos doados à instituição assistencial — R$ 6.157,05 — são provenientes da parceria com o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, que proporcionou a comercialização do ‘Carreteiro do Quartel’, durante o Arraiá de Beltrão. Também havia taxa de participação para as empresas que comercializaram alimentos e bebidas no evento realizado dias 23, 24 e 25 de junho, no Calçadão.
Irmã Lúcia se mostrou surpresa e muito grata pela doação, que, segundo informou, será de grande utilidade, principalmente para complementar o cardápio disponibilizado às crianças do Cimmad. Ela explicou que são servidos diariamente cinco quilos de arroz e cinco quilos de feijão. “Com a doação, podemos comprar carne, por exemplo. Vai ser muito importante pra nós. Obrigado por terem lembrado da nossa instituição.”
A religiosa convidou as autoridades e comunidade para visitarem a casa assistencial, localizada no Padre Ulrico, e falou sobre as atividades realizadas no local. “Estamos dando continuidade ao maravilhoso trabalho realizado pela Amarbem durante 40 anos.”
Atualmente o Cimmad atende a crianças de 4 a 10, em situação de vulnerabilidade social. São 150 inscritos e média de 120 atendidos por dia. “Essa instituição é uma benção pra aqueles bairros.”
Em nome do Sicoob Vale Sul, falou o conselheiro Chico Spiller, destacando a disposição da cooperativa de crédito, sediada em Beltrão, para continuar com parcerias com a CDL, especialmente no que diz respeito a ações em benefício da comunidade. Chico reforçou a importância da união entre pessoas e entre entidades para produzir mudanças sociais.
Menos crítica, mais solidariedade
Uma das frases de Chico, em especial, encontrou grande consonância no evento: “Somos muito críticos, às vezes. Temos de ser mais solidários. Em vez de criticar, temos de nos colocar à disposição para produzir o bem”. Ele ainda parabenizou ao Cimmad pelo esforço em proporcionar mais qualidade de vida a crianças, que, defendeu, “são nossa esperança de um mundo melhor”.
Importância dos apoiadores
Syrlei Zapelini, gerente-executiva da CDL, finalizou lembrando da participação do 16º Esquadrão de Cavalaria Motorizado para a viabilização dos recursos doados e explicou que representantes da unidade militar gostariam de estar presentes na solenidade de entrega, mas não puderam por estarem envolvidos em ações de treinamento. Ela também salientou a importância da Prefeitura e do Sicoob Vale Sul para a realização do Arraiá.
Doação em vale-compras
O valor de R$ 6.157,05 foi repassado ao Cimmad em forma de vales-compras de uso exclusivo no comércio associado, como é tradição nas ações da entidade lojista. “Em todas as nossas atividades procuramos fortalecer o comércio local”, frisou o presidente Davi Nesi.