23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Álvaro anuncia hoje se concorre a presidente ou ao Senado

Sudoestinos se dividem sobre a decisão do experiente político paranaense.

Álvaro Dias, senador do Paraná pelo Podemos

A especulação surgiu no fim de semana, considerando a possibilidade do senador Álvaro Dias (Podemos) concorrer novamente a presidente neste ano. Se isso acontecer, ele desistiria de tentar mais um mandato de senador — cargo que ocupa de forma ininterrupta desde 1999.

Ontem de manhã, no Twitter, o jornalista Fernando Molica (CNN) escreveu o seguinte: “Há pouco, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) me disse que até amanhã [hoje] anunciará se aceita ser candidato à Presidência da República. Há a expectativa de apoio do União Brasil, o que garantiria tempo de TV e recursos para a campanha”.

- Publicidade -

O Jornal de Beltrão escutou algumas lideranças da região sobre essa questão: se prefere ver Álvaro outra vez candidato a presidente ou tentando mais um mandato de senador. Confira.

Professor Wagno da Silva, de Francisco Beltrão: “Álvaro a presidente. É uma pessoa experiente, administrativa e politicamente, possui articulação e coerência em suas palavras e atos. Infelizmente teve aquele episódio com os professores, o que o deixou prejudicado politicamente. Mas o considero visionário e atual, gostaria de vê-lo na Presidência e tenho certeza que desempenharia um bom mandato”.

Já o vereador João Luiz Vargas, do Podemos de Ampere, quer Álvaro como candidato a senador. “Para presidente está muito polarizado entre Bolsonaro e Lula, não adianta encarar agora. Como senador ele tem mais chance.”

Ezequiel do Nascimento, vereador do Podemos de Nova Esperança do Sudoeste, também prefere Álvaro Dias como candidato a senador. “Presidente, no caso, não faz sentido. Candidato a presidente ele já foi, mas para senador é um nome forte.”

Luiz Carlos Vieira Lopes, vice-presidente da Câmara de Renascença, também do Podemos, igualmente prefere Álvaro Dias como candidato a senador. “Para presidente está muito competitivo.”

Já o presidente da Câmara de Renascença, Gilmar Schimidt (Podemos), opta pela candidatura de Álvaro Dias para presidente: “Ele deveria ser candidato a presidente. Não só pelo partido, mas eu vejo nele um dos políticos que a gente pode acreditar. Mas mesmo que ele vá pro Senado, vou apoiar ele igualmente”.

Renascença, a capital do Podemos no Sudoeste
Renascença pode ser considerada a capital do Podemos do Sudoeste do Paraná. Tem o prefeito, o vice e quatro vereadores do mesmo partido. E se tem um vereador que quer o Senado e outro que quer a Presidência, vamos deixar para que o prefeito, Idalir Zanella, desempate. Por telefone, ontem à tarde, o prefeito relatou: “Há uns 40 dias, eu fui lá no escritório do Álvaro, em Brasília, e disse que ele deve ser candidato a presidente. Mas, claro, tudo vai depender da negociação deles. Se ele decidir pelo Senado, continua com o nosso apoio. Desde 1986, eu sempre votei nele, ele abriu muitas portas pra nós, a gente não tem como negar, tamos aí juntos”.

Adogado Fábio Forselini, de Pato Branco: “Sou favorável que ele seja candidato a presidente! Até porque Sergio Moro, seu principal adversário, tem tudo para ser o novo senador, tem representatividade nacional. Está na hora de renovar”.

Prefeito de Coronel Vivida de 2013 a 2020, Frank Schiavini também gostaria de ver Álvaro na corrida presidencial. “Poderia dar uma mexida na polarização.”

Uma terceira opção
Prefeito de Francisco Beltrão de 2001 a 2008, Vilmar Cordasso tem uma análise diferente dos demais, nem Senado, nem Presidência: “Sendo bem sincero, acho que o senador Álvaro Dias não deveria mais ser candidato a nada. Ele tem uma história bonita, que tem de ser preservada, todos reconhecemos seu trabalho. Vejo sua missão política cumprida”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques