24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Pato, Cascavel e Marreco lideram audiência de jogos na Série Ouro

Campeões de audiência: Pato 2×2 Cascavel, no Dolivar Lavarda, em 22 de junho, foi visto por 22,6 mil. Foto: Maurício Moreira

A audiência da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal em 2022 já ultrapassa 1,5 milhão de visualizações de jogos. O levantamento feito pelo Jornal de Beltrão levando em conta partidas disputadas até 29 de julho aponta os índices alcançados por cada clube nas transmissões com imagens para o Facebook e YouTube.
Clube com mais seguidores em todo o futsal estadual (conforme números de dezembro de 2021 do JdeB), o Pato é quem mais reúne público entre os 14 integrantes do certame.
Nos 12 jogos disputados na competição, o clube teve uma média 21,4 mil visualizações por partida. É líder no Facebook (10,6 mil), YouTube (10,8 mil) e também no agregado de visualizações: o bicampeão soma 256,86 mil views e fica no topo do ranking, mesmo sendo o que menos entrou em quadra até agora. Na sequência, aparecem Cascavel (206,93 mil), Marreco (164,75 mil) e Acel (140,7 mil).

Os dados levam em conta as transmissões oficiais dos times.

Pato tem três transmissoras


O Pato é o único clube que não tem uma transmissão exclusiva. Os duelos são exibidos pela Pato TV – canal oficial – e pelas rádios Celinauta e Itapuã.
Conforme o presidente da Associação Paranaense de Produtoras Esportivas de Streaming (Appes), jornalista Adolfo Pegoraro, os clubes indicam os canais oficiais de transmissão que, por sua vez, filiam-se e pagam mensalidade à entidade, responsável, desde 2020, por regulamentar e dar padrão visual às transmissões. O Pato, por sua vez, abriu mão de um único canal, mas, por outro lado, sem exclusividade, não recebe das produtoras.

- Publicidade -

“O nosso slogan já diz: uma só paixão. E sabendo que o clube é paixão do pato-branquense, nós entendemos que, quanto mais canais estiverem transmitindo os jogos com propriedade, seriedade e profissionalismo, cresce o engajamento e criam-se mais opções para o grande público, além de valorizar profissionais e emissoras locais”, diz o assessor de imprensa pato-branquense, Renan Pereira.

Baixa audiência


Entre os quatro times de menor audiência, estão três integrantes da Liga Nacional de Futsal (LNF): Umuarama, Foz Cataratas e Campo Mourão, 11º, 12º e 13º colocados no ranking, respectivamente. Assim como no campeonato disputado com a bola rolando, a Aaema é lanterna em atrair público.
Mariópolis acumula média de 1,6 mil visualizações por confronto. Com 11,6 mil views no total, é último colocado também neste quesito e na média do YouTube (0,76 mil). No Facebook, o desempenho é melhor: 11º colocado, com 2,2 de média, à frente de Dois Vizinhos (2,12), Foz Cataratas (2,01) e Operário Laranjeiras (1,94).

Marca negativa


Outra marca negativa da Aaema refere-se ao número de jogos levados ao ar. A LB Sports, detentora dos direitos de imagem, não exibe as partidas disputadas fora de Clevelândia (cidade onde a Aaema atua como mandante). Somente as duas primeiras rodadas, contra Cascavel e Ampere, tiveram transmissão tanto no Facebook quanto no YouTube. Outros cinco compromissos, frente a Marreco, Umuarama, Acel, Operário e Marechal, foram ao ar somente em uma das plataformas, conforme a pesquisa do JdeB entre 27 de julho e 2 de agosto.

Diretor da LB Sports, o comunicador Luciano Bernardi explica que a equipe de Mariópolis optou por não filiar a produtora na Appes, o que deixa-a sem meios de transmitir os confrontos disputados fora de casa.

Jogo recordista


O empate por 1×1 entre Pato e Marechal, no Ginásio Dolivar Lavarda, exibido em 11 de abril, é o jogo de maior alcance: 47,1 views. A atração foi exibida, além do tri pato-branquense, pela Promove Sports, plataforma oficial rondonense.

Média de audiência – Facebook (por mil)

Pato10,6
Cascavel8,55
Marechal6,22
Acel4,59
Marreco3,94
CAD3,29
Ampere3,1
Palmas2,77
Campo Mourão2,53
10ºUmuarama2,5
11ºAaema2,2
12ºDois Vizinhos2,12
13ºFoz Cataratas2,01
14ºOperário1,94

Média de audiência – YouTube (por mil)

Pato10,8
Marreco7,03
Dois Vizinhos5,93
Cascavel5,8
Acel4,78
CAD4,12
Marechal3,12
Operário2,79
Ampere2,4
10ºPalmas2,39
11ºUmuarama2,25
12ºFoz Cataratas1,98
13ºCampo Mourão1,43
14ºAaema0,76

Público por jogo em transmissões oficiais

Pato21,4
Cascavel13,79
Marreco10,9
Marechal9,34
Acel8,79
Dois Vizinhos7,85
CAD7,21
Ampere5,56
Palmas5,16
10ºUmuarama4,4
11ºOperário4,25
12ºFoz Cataratas3,7
13ºCampo Mourão2,6
14ºAaema1,6

Público total em transmissões oficiais (por mil)

Pato256,84
Cascavel206,93
Marreco164,75
Acel140,7
Marechal130,85
Dois Vizinhos117,82
CAD115,4
Ampere89,08
Palmas82,71
10ºOperário68,09
11ºUmuarama61,6
12ºFoz Cataratas51,89
13ºCampo Mourão33,9
14ºAaema11,26
TOTAL1.531.820

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques