6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Cledimar Colognese produz frango em Nova Concórdia desde 1997

Cledimar José Colognese é produtor de frango na sua propriedade no Distrito de Nova Concórdia, interior de Francisco Beltrão, desde o ano de 1997. Atualmente são dois aviários, que totalizam 4.200 metros quadrados, com mão de obra totalmente familiar.

Segundo ele, hoje a carne de frango está em ritmo de crescimento no mercado mundial, com preços competitivos em relação à carne suína e à carne bovina. “Tenho algumas previsões de melhorar e esperamos ações também por parte das integradoras para que a lei da avicultura seja plenamente conhecida e cumprida.” Na propriedade ainda trabalham sua esposa, Lúcia da Cruz Colognese e os filhos Vinícius José Colognese e Ana Maria Colognese.

Luta diária

Atualmente são dois aviários, num total de 4.200 metros quadrados e trabalho familiar. Foto: JdeB

Os altos custos de produção preocupam e o produtor conta que produzir alimento com cada vez mais qualidade é uma luta diária. “O consumo da carne de frango está em crescimento, por ter preço menor, além de ser um produto saudável. O que precisa melhorar é a renda do avicultor, considerados os altos custos de produção e também de muitos investimentos que o setor exige. É dessa atividade que tiramos o nosso sustento.”

- Publicidade -

Sobre novos projetos, ele conta que concluiu há pouco mais de um ano o sonho que tinha, que era a ampliação da granja e que por enquanto está trabalhando dessa forma porque está cada vez mais difícil produzir. “Trabalhamos para dar um certo conforto para nossa família. Vejo aumento do consumo da carne de frango em todo o mundo e aqui na nossa região foram feitos muitos investimentos nos últimos anos.”

Além da produção de frango, Cledimar Colognese também é apicultor e conta que tem as caixas de abelhas em três locais diferentes. São cerca de 70 colmeias, que ele diz ter como hobby e que no fim de cada ano sempre consegue algum lucro também.
Ele planta feijão, batata-doce e mandioca para o consumo da sua família, tudo de forma orgânica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques