6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Chuvas causam transtornos na região

Rio sobre a ponte no Rio Lontra. Foto: Rádio Independência e Reprodução WhatsApp.

Por Niomar Pereira – Na região também foram registrados alguns estragos em decorrências das fortes chuvas. Em Salgado Filho, a Defesa Civil disse que ocorreram danos em lavouras, estradas rurais, vias urbanas, tubulações, deslizamentos em alguns pontos, algumas casas afetadas com enxurradas das encostas, rios que saíram dos leitos, mas não chegaram adentrar nas residências.

Em Salto Lontra, na manhã de ontem, 18, o Rio Lontra subiu e passou por cima da ponte de acesso ao Centro de Eventos e ao Fórum Eleitoral. Além do grande volume de chuva registrado na noite que passou, galhos de árvores enroscaram na estrutura da ponte, represando e dificultado a passagem da água. Logo cedo já havia uma máquina da Prefeitura trabalhando para desobstruir a passagem da água. No município de Vitorino, a Defesa Civil do município emitiu um alerta ontem à tarde para que os munícipes redobrem o cuidado com os efeitos da forte chuva.

- Publicidade -

Nas últimas 24 horas foram registrados 135 milímetros e rajadas de ventos de 45 km/h. “Visto a grande bacia hidrográfica em que nosso município está inserido, com várias encostas e terrenos acidentados, pedimos atenção ao risco de deslizamentos e possíveis inundações. A Defesa Civil atendeu uma queda de muro que atingiu uma garagem e dois carros. Ademais, apenas casos pontuais de destelhamento.”

Muita água acima do leito após as chuvas. Foto: Foto: Rádio Independência e Reprodução WhatsApp.

O Rio Capanema também saiu fora de seu leito obstruindo a passagem entre os municípios de Ampere, Pinhal de São Bento e Santo Antônio do Sudoeste. A ponte sobre o rio ficou submersa pela água. Um morador filmou eletrodomésticos de um quiosque sendo levados pela enchente. O coordenador da Defesa Civil de Pinhal de São Bento, Valcei Barbieri, disse que o Rio Capanema subiu muito, saiu do leito atingindo as regiões de várzeas, com alagamentos. “Mas poucas lavouras estavam plantadas, sendo poucos os danos.”

Casa é interditada em Beltrão após deslizamento

Em Francisco Beltrão, além dos alagamentos, teve queda de muro no Bairro Sadia, na Rua dos Brilhantes, que desabou na parte de trás de duas casas, mas sem riscos maiores.  No Bairro São Miguel uma residência foi interditada após deslizamento na madrugada de ontem, 18. A família teve que sair da moradia, que ficou propensa a mais desmoronamentos. O casal que residia no local foi retirado e levado para a casa de uma filha. O casal e familiares estão sendo acompanhados pela Assistência Social do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques