Há vagas até para os trabalhos de visitação às casas e apartamentos de Francisco Beltrão.
Por Akemi Nitahara – ABr – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para preencher 6.514 vagas de recenseador e 251 vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, para trabalho temporário no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As inscrições, abertas quinta, 25, podem ser feitas, de forma presencial, apenas até segunda-feira, 29. O local de inscrição está definido no Anexo I, do edital, disponível no site do IBGE, que traz a distribuição das vagas por município. Estão contempladas cidades de 18 estados para as vagas de recenseador e 16 estados ainda têm vagas para agentes censitários municipais e supervisores.
Há reserva de vagas para pessoas com deficiência, desde que compatível com as atribuições da função, e para pessoas pretas ou pardas. A seleção será feita por meio de análise de títulos, de acordo com a titulação acadêmica dos candidatos.
Além da remuneração, os contratados receberão auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais.
Recenseador
A função de recenseador exige o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. De acordo com o IBGE, a remuneração será por produção. O cálculo envolve variáveis como setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
O instituto disponibiliza um simulador de valores de remuneração para o candidato. A previsão é que o trabalho de cada recenseador dure cerca de três meses, com uma carga horária mínima recomendada pelo IBGE de 25 horas semanais.
O recenseador passará por treinamento dividido em duas etapas: autoinstrucional, com a leitura prévia do manual do recenseador, e presencial, com duração prevista de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias.
Quem for fazer a coleta de dados em setores censitários de povos e comunidades tradicionais terá mais um dia de treinamento.Nesta etapa, os candidatos que alcançarem pelo menos 80% de frequência no treinamento presencial receberão uma ajuda de custo.
Agente Censitário
Para as funções de agente censitário é exigido o ensino médio completo e idade de 18 anos. A remuneração mensal do agente municipal será de R$ 2.100,00 e para agente superior, de R$ 1.700,00. As vagas para as duas funções terão inscrição única, sendo oferecidas as vagas de agente censitário municipal aos candidatos melhor classificados no processo seletivo. Aos demais classificados, serão oferecidas as vagas de agente censitário superior. A previsão é que o trabalho dos agentes censitários demore cinco meses, com jornada de trabalho obrigatória de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. A lista preliminar dos inscritos será divulgada no dia 31 de agosto e o resultado final do processo seletivo será conhecido dia 9 de setembro.
Beltrão também precisa de recenseadores
Da assessoria – De acordo com informações fornecidas peloo coordenador de área do IBGE, de Francisco Beltrão, Max Nuni Cesca Battisti, estão disponíveis no momento 22 vagas para o município.
A inscrição é gratuita e não há necessidade de realizar prova. Basta ter o Ensino Fundamental completo. Os interessados devem procurar o escritório que o órgão montou na rodoviária municipal de Francisco Beltrão, no Bairro Água Branca.
Informações complementares pelo fone (46) 3523-5371.
Francisco Beltrão tem mais de 31 mil domicílios e cerca de 30% já foram visitados, o que equivale a pouco mais de 20% da população. Porém, em alguns locais os moradores não foram localizados e novas tentativas serão realizadas.
Nestes casos em que os moradores não são encontrados, o recenseador deixa um aviso e o número de telefone para contato no sentido de agendar uma nova visita. Inclusive, em muitos casos, as informações são repassadas via telefone, ou seja, em poucos minutos tudo está resolvido.