23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Colaboradores da Acefb interagem com psicóloga Viviane Alberton

Da assessoria/Acefb e JdeB – A psicóloga Viviane Alberton participou, ontem, da reunião da equipe de colaboradores da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). Ela falou sobre o “Setembro Amarelo”, campanha criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Entre os objetivos, promover a prevenção do suicídio através da conscientização e discussão do tema.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente de trabalho que não é agradável para o trabalhador é um dos principais causadores e potencializadores de doenças físicas e mentais. Existem muitos tabus envolvendo o suicídio, o que cria margem para invenções e interpretações erradas das causas e sintomas.

Equipe de colaboradores da Acefb. Foto: Paula Marques/Observatório Social.

Atividade

- Publicidade -

No evento da Acefb teve dinâmica onde cada colaborador ia até a frente, pegava um pequeno baú, e dentro dele tinha uma “foto”, onde cada um tinha que falar três características daquela pessoa. Viviane reforça que “os suicídios são evitáveis, portanto é necessário falar sobre o assunto e torná-lo de conhecimento público que existem sintomas, tratamento e formas de ajudar. Sem falar que depressão e ansiedade são as doenças mentais que mais atingem a população mundial”.

As pessoas passam grande parte do seu dia no ambiente de trabalho. Conforme Viviane, as relações interpessoais nesse ambiente têm impacto sobre a saúde mental. “Aspectos importantes como escuta, encaminhamento e áreas da organização que oferecem apoio aos colaboradores contribuem para o equilíbrio emocional de todos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques