6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Calçadão Central ficou movimentado para entrega de mudas à população

Ana Paula Nesi Tortella e Carol, na entrega de muda de árvore. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

JdeB – A comemoração alusiva ao Dia da Árvore – 21 de setembro –, em Francisco Beltrão, estava programada para quarta-feira. Devido à chuva, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente adiou para ontem, 23, no Calçadão Central. Além da entrega de mudas de árvores, houve a coleta de vidros, lâmpadas queimadas e lixo eletrônico. Muitas pessoas passaram pela barraca montada pela Secretaria de Meio Ambiente para pegar mudas e também entregaram vidros, cacos de vidro e lixo eletrônico para as empresas especializadas que foram parceiras desta ação.

“Hoje nós estamos aqui com a entrega de mudas de árvores nativas que são produzidas no viveiro municipal, distribuindo de forma gratuita e também com as campanhas de arrecadação de resíduos que são de difíceis descarte. Então, o lixo eletroeletrônico, como é de praxe, nós fazemos as campanhas quatro vezes no ano, essa já é a terceira do ano. Devemos fazer mais uma até o final do ano e também estamos recebendo vidros de qualquer tipo, estamos recebendo lâmpadas, recebendo o óleo de cozinha usado.”

Foram entregues mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas. Vilmar Rigo  relatou quais espécies foram entregues. “Temos cerejeira, pitangueira, jabuticaba. Também tem mudas de ipê, de canafístula. São outras mudas também para sombreamento. E essas mudas nós produzimos no viveiro. Tem uma outra quantidade de espécies que nós produzimos lá. Mas essas são as mudas mais que são mais adequadas aqui para o perímetro urbano.”

- Publicidade -

Durante a semana, teve escolas, entidades e empresas que pegaram para a distribuição.

“Nós distribuímos entre entidades e empresas mais de seis mil mudas. Aonde eles fizeram a distribuição. Nós estamos, no mês de setembro inteir, trabalhando na Escola Ambiental, lá no Ecomuseu Jorge Baleeiro, a questão da arborização e também com a distribuição de mudas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques