JdeB* – O período de fim de ano muda a rotina de quase todo mundo, inclusive dos animais de estimação. Os pets precisam de atenção específica nesta época – visitas em casa, a decoração de Natal, viagens, fogos de artifício – para não estressar o animal e causar problemas. A veterinária Yana Cris Crestani, da Vital Clínica e Ani+ Centerpet, dá algumas dicas valiosas para conciliar o bem-estar dos bichinhos com boas festas.
Recebendo visitas
A orientação é não deixar que ofereçam alimentos com os quais os pets não estão acostumados, principalmente chocolates e carnes gordurosas.

Também é importante respeitar o espaço do animalzinho, caso ele demonstre medo ou incômodo com a movimentação de pessoas maior que o habitual. Se o pet não for acostumado com crianças, é melhor redobrar a atenção sempre que tiver algum pequeno por perto. As visitas também podem deixar, de forma não intencional, alguma brecha para o animal fugir da residência; é preciso ficar atento, assim como as fugas causadas durante a queima de fogos.
Fogos de artifício e decoração
Quando o barulho de fogos é inevitável, a dica é deixar o pet solto no terreno para que ele possa se abrigar em um local em que se sinta seguro e confortável. Se for pet de dentro de casa, pode-se fechar portas e janelas e ligar TV ou som para ajudar a abafar os estampidos. A árvore de Natal também precisa de atenção: cuidar para que o cão ou gato não engula bolinhas e a decoração e nem morda os fios elétricos dos piscas.
Vacinação e higienização
Quem pretende viajar precisa observar a carteirinha de vacinação do pet. É um documento obrigatório para o transporte em ônibus ou para ficar em hotéis pet e as vacinas não podem estar com datas de aplicação vencidas. Além disso, o vermífugo e antipulgas, são exigidos para a hospedagem de animais para prevenir que ele adquira alguma doença. Uma dica para evitar o estresse dos animais e a correria dos tutores, a orientação é se planejar. Quem pretende deixar o animal limpo e tosado para o fim de ano precisa se agendar com antecedência, já que nesta época o movimento aumenta nos pet shops.
Evitar o estresse
Para animais mais sensíveis à mudança de rotina, é possível amenizar o estresse com produtos fitoterápicos. A eficácia é maior se forem administrados 15 dias antes do momento de estresse. (*Com informações da assessoria)