Da assessoria – Itamar José Martins, 42 anos, atual diretor do Colégio Estadual Castro Alves/Ensino Fundamental, Médio e Profissional, foi aluno do mesmo estabelecimento de ensino nos anos 1990. Aliás, quase toda sua vida profissional esteve ligada ao estabelecimento de ensino. “Nestes 22 anos dedicados à educação somente em 2005 não estive no Colégio Castro Alves e a partir de 2018 estou atuando exclusivamente aqui.”
Itamar cursou o 1º grau entre os anos 1990 e 1994, e depois o Magistério, de 1995 a 1999. Mais tarde se graduou em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas (2000 a 2004) em Ijuí (RS). Ele é natural de Eneas Marques, inclusive, sua mãe foi professora pioneira do município: Emília Malysz Martins, 75 anos, professora de História e Geografia, veio de Barão de Cotegipe (RS), fez graduação em Geografia em Erechim e História em Passo Fundo. O pai marceneiro e agricultor Antônio Selito Martins. Ele tem também uma irmã professora de história e a esposa, Francieli das Graças Vogel Martins, pedagoga que atua na creche. Itamar é pai de dois filhos Carolina e o Antônio.

“Eu comecei a trabalhar já no magistério, onde eu substituía os professores que iam para Palmas fazer as licenciaturas, eles iam fazer faculdade uma semana e depois uma semana voltavam.”
A história do Colégio Estadual Castro Alves remonta ao ano de 1965, quando começou a construção do Grupo Escolar de Eneas Marques, pelo governo da época, Ney Braga. O prédio, que inicialmente, era formado por três salas de aula, uma secretaria e dependências, só veio a funcionar no ano de 1967. Ao longo de sua história o colégio teve vários nomes até chegar ao atual. Itamar, como todo professor, iniciou trabalhando em vários colégios ao mesmo tempo em Pato Branco e Francisco Beltrão. Em 2005 assumiu o primeiro concurso e em 2009 o segundo concurso no Estado “e consegui remover os dois padrão para Eneas Marques”.
Ele assumiu como diretor no início do ano letivo de 2021 por indicação do NRE de Francisco Beltrão e por meio de eleição, com mandato até agosto de 2025. Atualmente o colégio Castro Alves conta em seu quadro profissional, quatro agentes educacionais II, quatro agentes educacionais I, três funcionárias terceirizadas, 24 professores, 3 pedagogas, 1 diretor. Com três turnos de funcionamento atende 384 alunos no período regular. “A história do Castro Alves é parte direta da história da nossa querida Eneas Marques. O nosso colégio sempre foi um dos pilares fundamentais da sociedade eneasmarquense, é um espaço construído a muitas mãos, professores, funcionários, pais, comunidade e poderes públicos, que lutaram e lutam muito para o Colégio Castro Alves continuar sendo reconhecida como uma instituição de ensino séria que representa o compromisso, o empenho e a dedicação com a educação pública de qualidade para todos”, ressalta o diretor.