1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Vigilância Sanitária de Vitorino combate o mosquito da dengue

Agente de endemias em visita a uma residência. Foto: Assessoria.

Da assessoria – No último período do calendário epidemiológico da Dengue, que compreende agosto de 2021 e julho de 2022, o município de Vitorino registrou 58 casos da doença. Sendo que o maior número de registros se deu entre março e julho.

Esses dados levaram a equipe de Vigilância Sanitária de Vitorino a desenvolver ações de prevenção e combate durante todo o mês de dezembro ao que, segundo o gerente do setor Lucas Zamboni, é o criadouro do mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor do vírus.

“O risco aumenta em razão do período chuvoso, que se inicia na maior parte do Brasil em novembro, ou devido ao armazenamento/acúmulo de água para diferentes fins”, afirma Lucas.

- Publicidade -

As ações incluíram recolhimento de pneus, mutirão no Cemitério Municipal para recolhimento de plásticos de vasos de flores, ação de conscientização e orientação através de Dia D e palestras nas empresas do município.

O gerente de Vigilância Sanitária informa que “foram entregues sacos de lixo (Lixocar) com informações personalizadas de prevenção, folders com orientações ao combate do mosquito Aedes Aegypti, além da conversa atenta com cada cidadão”.

No atual calendário epidemiológico, que compreende o período de agosto de 2022 a julho de 2023, apenas um caso foi registrado no município. Não é por isso que a comunidade e o poder público podem “baixar a guarda”. Além dos trabalhos no período mais crítico, segundo Lucas Zamboni, os agentes de Combate as Endemias (ACEs) visitam diariamente todos os imóveis do município.

“Durante essa visita são realizadas identificações de possíveis focos, a eliminação deles e a orientação individual, com objetivo de diminuir os criadouros do mosquito”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques