Evento esportivo reuniu mais de 50 ex-atletas, ex-diretores e torcedores do Tarumã, para um jogo amistoso e homenagens, sábado, no Estádio Municipal. Comemorações continuam nesta terça-feira com grande participação popular.

Por Ivo Pegoraro – Nova Prata do Iguaçu comemora 40 anos de município nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. A programação comemorativa começou sábado com um evento esportivo e prossegue nesta terça-feira à noite, com várias atrações, entre elas o corte de um bolo de 40 metros de comprimento e três shows musicais: Felipe e Benjamin às 21h15; Cláudio e Mateus às 22h; Mato Grosso e Mathias.
Foi bonito e emocionante, sábado, 28, o reencontro de atletas que há anos, ou décadas, vestiram a camisa do Tarumã, principal clube de futebol que fez história com importantes conquistas na região. O 1º Encontro das Lendas do Tigre reuniu mais de 50 jogadores no Estádio Municipal Maicon Jr. Cambruzzi. Somente nos anos 90 foram três títulos do campeonato regional, entre outros feitos.
Jogadores que vieram de longe, torcedores e diretores passaram a tarde trocando abraços e recordando façanhas de outros tempos, numa grande alegria, como falou ao Jornal de Beltrão o vice-prefeito Odair Pez, que também estava vestindo uma camiseta comemorativa:
“É uma alegria imensa estar participando, com esses atletas que fizeram história pelo nosso Tigre do Sudoeste, o nosso Tarumã. É uma homenagem muito bonita feita a eles, jogadores que hoje estão fora, jogadores que vieram de Dourados, no Mato Grosso, de muito longe, pra participar. É uma alegria imensa ver essa turma toda junto e ver a alegria de todos aí comentando as histórias, os títulos e as passagem pelo nosso Tarumã.”
Quem veio de Dourados (MS), como falou o vice-prefeito, foi Getúlio Gewehr, o filho do técnico Gaúcho. Aos 61 anos, Getúlio enxugou lágrimas várias vezes só de ouvir quanto os atletas lembram de seu pai (até quem escreveu esta matéria tem boas recordações do Gaúcho, quando ele treinava o Treze de Maio de Verê, no início dos anos 70).
A tarde era bem quente e o jogo, que estava programado para as 16h, acabou começando às 18h.
Entre os que residem em Nova Prata, estava o lendário Peconha, centroavante que, como narrou o coordenador do evento, Hares Matiel, marcou 180 gols pelo Tarumã. Chegou a fazer cinco num só jogo, como ele contou ao JdeB, para uma entrevista que será publicada esta semana.