Meia foi o principal destaque do time nordestino desde 2021.

Assessoria – O meio-campista Vina foi apresentado oficialmente no Grêmio na quarta-feira, após o treinamento, no CT Presidente Luiz Carvalho. O atleta, que chega por empréstimo até o final do ano e com opção de compra, recebeu das mãos do vice-presidente de futebol Paulo Caleffi e do diretor Antônio Brum, a camisa 11.
Em entrevista coletiva à imprensa, o novo reforço gremista agradeceu ao clube e comentou sobre o sentimento em vestir a camisa azul, preta e branca. “O interesse foi de ambos os lados e graças a Deus deu tudo certo. Escolhi estar aqui. Sempre gostei do estilo que o Grêmio joga e tinha uma vontade grande na minha carreira em trabalhar com o Renato”.
O meia, de 31 anos, também destacou suas características em campo e sua forma de atuar. “O futebol mudou muito nos últimos tempos. É dinâmico, onde os jogadores precisam atuar, às vezes, em várias posições. Sou o antigo 10, mas também faço as beiradas. No ano passado joguei bastante de 9. Tenho essa versatilidade e farei meu esforço. […] Vou ter o entendimento de como o técnico Renato quer me usar no campo e para isso vamos conversando no dia a dia e me adaptar com meus novos companheiros”.
Quando questionado sobre como é o Vina que chega no Grêmio, o atleta disse ser um jogador mais experiente. “Acho que amadureci muito em toda a minha carreira. Hoje chego mais experiente e preparado para vestir essa camisa. Já tive oportunidades de vir, mas acabou não acontecendo. Tudo é no tempo de Deus. Hoje ele me permitiu estar aqui e irei aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível. […] Eu amo futebol, amo fazer isso. Em todos os clubes que joguei, tenho identificação com o torcedor porque eu realmente me entrego e visto a camisa. Venho com o espírito de representar o torcedor dentro de campo”.
Vina já iniciou os treinamentos com o grupo e está integrado ao plantel.
O atleta começou a carreira no Paraná Clube, entre 2009 e 2010. Passou também por Coritiba, Joinville, Londrina, Tupi (MG), Esportivo (RS), Anápolis (GO), Náutico, Fluminense, Athletico (PR), Bahia e Atlético (MG). Chegou ao Ceará em 2020 e fez 25 gols em 109 jogos.