
JdeB – A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando investimentos de R$ 6,4 milhões na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Marrecas), localizada no Bairro Presidente Kennedy, na foz do Rio Lonqueador com o Rio Marrecas.
A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do semestre. A empresa Gicel, de Curitiba, está executando as melhorias que consistem na reforma dos dois reatores de tratamento.
O serviço está sendo feito em um reator e depois será feita no outro. A empresa está retirando o lodo, que será encaminhado ao aterro sanitário, será feito o tratamento e depois a colocação da cobertura PRFV (fibra).
Conforme a gerência da Sanepar, a operação de um reator, neste momento, tem condições de atender todo o volume de resíduos que chega à ETE para o processo anaeróbico.
A ETE recebe a maior parte dos resíduos de domicílios da cidade de Francisco Beltrão para tratamento anaeróbico (biológico) e depois a água segue para o Rio Marrecas.
No começo do ano, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) e o deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, tiveram audiência com a direção da Sanepar sobre a obra.