Evento segmentado e voltado para o agronegócio deve ocorrer em anos ímpares no Parque de Exposições de Beltrão.

Da assessoria – A primeira edição do Sudoeste Rural Show, que terminou no último domingo, foi avaliada positivamente pela Sociedade Rural de Francisco Beltrão, que promoveu o evento. O presidente da entidade, Cláudio Borges, agradeceu o empenho de todos os associados, que, de forma voluntária, dispuseram do tempo e conhecimento para que o evento fosse um sucesso de público e negócios. Além disso, Cláudio agradeceu aos expositores que acreditaram na ideia e aos patrocinadores que investiram na marca Sudoeste Rural Show.
Foram 34 estandes montados, além das cabanhas, e que atingiram o objetivo de mostrar a marca, mas também de concretizar vendas. O volume de negócios fechados na feira ainda está sendo levantado, mas acredita-se que a meta foi ultrapassada. Inclusive, no dia 27 de março (uma segunda-feira) será feito um jantar de agradecimento aos colaboradores do Sudoeste Rural Show e divulgado o resultado final do evento.
Em quantidade de público, tanto a Expofeira Mulher quanto Sudoeste Rural Show atraíram mais de 100 mil visitantes nos cinco dias de evento.
Eventos e atrações
No Sudoeste Rural Show aconteceu o jantar com carne de cordeiro e assinatura de contrato da Cooperaliança, Cresol e produtores de ovinos do Sudoeste, com o projeto “Cordeiro Sudoeste”, que está em andamento com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva de ovinos. Também foi realizado o julgamento e ranqueamento de ovinos, através de etapa paranaense da Ovinopar, a Fenovino. Outro evento realizado com sucesso, em parceria, foi a etapa nacional de julgamento e ranqueamento dos animais rústicos e de argola da Associação Brasileira do Hereford e Braford.
Já os três leilões realizados pela Sociedade Rural de Francisco Beltrão e Pampa Remates mostraram a evolução dos plantéis, da genética e do manejo dos pecuaristas da região, vendendo o gado com valor agregado e acima daquilo que está sendo comercializado em outras praças. O leilão virtual de genética, realizado no estúdio de TV e rádio da Sociedade Rural, marcou a inauguração oficial do espaço e o uso das tecnologias para agregar benefício à atividade pecuária.
Por fim, a praça gastronômica, com empresas de diversos segmentos e show ao vivo todas as noites, contribuíram para que os expositores também avaliassem de forma positiva o evento.
Ainda teve feira de adoção de animais, no pavilhão dos pequenos animais, com parceria do Centro de Zoonoses e ONGs de Francisco Beltrão. A venda de plantas, o feirão de carros novos e seminovos, e as empresas de maquinários pesados e energia solar também ficaram satisfeitos com o movimento e os negócios efetivados.
Evento veio pra ficar
Claudio Borges garantiu que o Sudoeste Rural Show é um evento que veio para ficar. “No ano que não tiver a Expobel, com certeza vamos fazer esse evento, pois o público do agronegócio aprovou a nossa ideia e necessita de feiras segmentadas para poder mostrar o seu produto e movimentar todo o setor”, comentou o presidente da Sociedade Rural.