16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Em Renascença, espetáculo Kaza aborda situações dos refugiados

Solo de Fabiana Ferreira aborda o drama dos refugiados. O projeto inclui apresentações e oficinas para alunos da rede pública de ensino do município. Entrada gratuita.

Kaza, espetáculo solo de Fabiana Ferreira. Foto: Elenize Dezgeniski.

Da assessoria – O drama dos refugiados é o tema central do espetáculo Kaza, solo interpretado pela atriz Fabiana Ferreira, da Tecer Teatro (Curitiba), que será apresentado em Renascença sábado, dia 13, às 19h, no Centro de Eventos Prefeito Geraldo Giacomini. A entrada é gratuita. ‘Kaza’, inspirado em experiências de pessoas em situações extremas e na luta pela dignidade humana, irá circular entre maio e junho por oito municípios do Paraná. A montagem que já passou por cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro é de 2018.

- Publicidade -

A atual circulação começou em Chopinzinho, seguiu para Ampere e será apresentada também em Marmeleiro, Mandaguaçu, Faxinal, Marilândia do Sul e Araruna. O projeto foi viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Cultura do Paraná. As apresentações, são gratuitas com sessões abertas ao público e também direcionadas para os alunos da rede pública de ensino de cada cidade, mediante agendamento das escolas. Os estudantes terão ainda a oportunidade de participar, sem custo, por meio da própria escola, de uma oficina de teatro oferecida pela companhia.

“Jogo cênico”

‘O Jogo Cênico como Motivação para a Descoberta do Teatro’ será ministrada pelo ator Thadeu Peronne, em cada município. Kaza não trata apenas de situações de guerra ou de exílio. De acordo com a diretora Cristine Conde, é sobre ter que partir, sobre perdas e suas consequências, em como sobreviver a essas experiências. Perder a família, um filho, a terra, a cultura. Ser obrigado a deixar seu país, sua cidade, a língua natal, o emprego, a casa. Sua história, seu passado e tudo o que nos representa. Os planos para o futuro, o sonho e a esperança. Perder o chão, perder o norte. Sobre morrer e renascer. Ou morrer em vida.

Serviço:

O quê: Espetáculo Teatral Kaza Ingresso: Gratuito

Classificação: 12 anos

Duração: 40 minutos

Projeto viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Profice da Secretaria de Estado da Cultura /Governo do Estado do Paraná. Apoio: Copel Apoio Institucional: Prefeituras de Chopinzinho, Ampere, Renascença, Marmeleiro, Mandaguaçu, Faxinal, Marilândia do Sul e Araruna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques