6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Livro conta a história do primeiro padre de Francisco Beltrão

Jornalista Flávio Pedron assinando seu livro “Deodato Bernhart – O Frei Missionário”. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão.

Da redação – Na noite desta quinta-feira, 25, no Mercado Municipal de Francisco Beltrão, aconteceu a solenidade de lançamento do livro “Deodato Berhnart – o frei missionário”, que conta a história e o trabalho do primeiro sacerdote a se estabelecer no município, entre 1949 e 1956.

O livro foi escrito pelo jornalista Flávio Pedron, do Jornal de Beltrão, e recupera a história e as obras do Frei Deodato nos municípios de Beltrão e Porto União (SC).

A solenidade de lançamento com discursos, autógrafos e sessão cultural teve a presença de bom público. A professora Dotsy Santi Rebelatto abriu a noite com músicas usando um orfeônico, instrumento musical que pertenceu ao Irmão Cirilo, dos Irmãos La Salle. Esta congregação de irmãos religiosos atuou em Francisco Beltrão na área de educação.

- Publicidade -

Na sequência teve o momento de discursos. Falaram o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa; Cleber Fontana, prefeito de Francisco Beltrão; Roniedson Rebelatto, presidente da Cooperativa de Arte e Cultura do Sudoeste do Paraná (Coperarte); dom Edgar Ertl, bispo diocesano; e o autor Flávio Pedron.

As senhoras Mercedes Traiano Pozzebon, de Santo Antônio do Sudoeste, e Lenyr Ruaro, de Curitiba, fizeram rápidos pronunciamentos sobre a convivência de suas famílias com o Frei Deodato. Ambas também têm depoimentos no livro que foi lançado.

Também compuseram a frente de honra o vice-prefeito Antonio Pedron, as secretárias municipais Liliana Paula de Andrade (Indústria, Comércio e Turismo) e Mariah Ivonete Silva (Educação), diretor do Departamento de Cultura, Vilmar Mazetto; Quintino Girardi, representando o Legislativo; e o jornalista Ivo Pegoraro, diretor do Jornal de Beltrão e presidente do Centro de Letras.

Lei de incentivo à cultura

O livro Deodato Bernhart – o frei missionário – é um projeto da Coperarte e foi beneficiado na Lei de Incentivo à Cultura. Por isso, várias empresas locais e da região patrocinaram os custos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques