
Da assessoria – A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta semana (dia 21), no auditório da Unipar, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Durante o evento foram elencadas propostas nesta área para serem implementadas no município. Também serão levadas para a conferência estadual.
Durante a abertura, o então prefeito em exercício, Ivanir Tupy Prolo (PP) elogiou o envolvimento dos segmentos organizados da sociedade com o poder público para tratar de um tema de suma importância. “É louvável essa integração, pois certamente fortalecerá as ações do município nesta área, beneficiando as pessoas que mais precisam.”
A secretária Nádia Bonatto (Assistência Social) lembra que no Brasil os investimentos na área de assistência social foram reduzidos a partir da pandemia, mas em Francisco Beltrão a Prefeitura manteve e até ampliou os investimentos. “A nossa administração é sensível e sabe da importância do nosso trabalho, por isso não tivemos qualquer perda dos investimentos e programas do município”, disse Nádia.
Abertura
A programação começou com apresentações culturais. Após a abertura foi apresentado o regimento interno, seguindo de palestra com a assistente social e mestre em políticas públicas Jacinta Imig. A Conferência trabalhou cinco eixos e teve a temática “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”.
Atribuições
A Conferência de Assistência Social teve por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social, por meio de um processo democrático de discussão e articulação coletiva, reunindo governo e sociedade civil. Desta forma é estabelecido um pacto coletivo para se ajustar as prioridades e metas, consolidando e ampliando os direitos socioassistenciais dos usuários.
A finalidade da conferência foi conferir e avaliar o que está sendo realizado, além de propor novas ações e metas para que o município avance no sentido de atender as demandas e necessidades dos usuários, que são os destinatários das ações da assistência social e, portanto, os maiores interessados em que ela atinja seus objetivos.
Compuseram a frente de honra na abertura da conferência as seguintes autoridades: Tupy Prolo; vereadores Ronaldo Bizotto (PP) e Oberdan Saretta (PSDB); secretária de Nádia; presidente do Conselho de Assistência Social, Andressa Bourscheit; chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Elenir Maciel; representante dos trabalhadores da política municipal de assistência social, Valtemir Gomes; representante das organizações da sociedade civil do Conselho de Assistência Social, irmã Dirce Tonet; representante dos usuários da política municipal de assistência social, Marcieli Rayane Gonçalves Rosa, e a palestrante Jacinta Imig.