“Muitas vezes, o consumidor não tem razão”, pondera Elaine Dias Menegola.

Por Cristina Vargas – Durante a sessão de segunda-feira, 21, da Câmara Municipal de Pato Branco, a diretora do Procon, Elaine Dias Menegola, falou sobre os atendimentos realizados pelo órgão durante o primeiro semestre deste ano.
Segundo ela, de janeiro a julho o Procon de Pato Branco realizou 2.057 atendimentos, o que dá a média de 300 atendimentos mensais. Entre eles, foram 528 reclamações autuadas, 248 reclamações resolvidas, 191 reclamações arquivadas, 76 recursos em andamento, 432 audiências de conciliação realizadas e 442 reclamações em andamento.
Elaine explicou que as reclamações arquivadas não significam que não foi possível resolver os problemas dos consumidores. “Muitas vezes, o consumidor não tem razão. Recebemos a reclamação e ouvimos o fornecedor para verificar se a demanda do consumidor é de fato consistente ou não. Há reclamações, também, que demandam de perícia técnica, e o Procon, como é um órgão administrativo, não tem competência para realizar essa perícia”, frisou.
Em relação as audiências de conciliação, ela explicou que é feita notificação preliminar da empresa fornecedora para todas as demandas que chegam ao Procon. “Quando não conseguimos chegar à solução do litígio designamos a uma audiência conciliatória. De modo geral, temos um grande fluxo de atendimentos, mas conseguimos fazer um atendimento bastante célere porque o processo administrativo precisa seguir essa celeridade”, ressaltou.
Renegocia
Como o Procon de Pato Branco segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, lançou em julho o Programa Renegocia, que ficou em atividade de 24 de julho a 11 de agosto. “Nesse programa tentamos renegociar dívidas de consumidores. Fazendo uma análise em relação a outros Procons, fizemos um grande atendimento em Pato Branco. Há dados que falam que o Paraná é um dos Estados que está mais endividado, tendo em vista o número de atendimentos que fizemos no balcão, acredito que isso seja verdade”, enfatizou. Durante o Programa Renegocia, o Procon de Pato Branco realizou 582 atendimentos de balcão. Além disso, efetuou 196 atendimentos no Dia D do Renegocia.
Empréstimos consignados são os campeões de reclamações
Elaine frisou que empresas do ramo de telefonia e internet sempre ocuparam o primeiro lugar em número de reclamações no Procon de Pato Branco. No entanto, há dois anos as empresas de empréstimos consignados estão no topo da lista, com 38% das reclamações, seguidas das empresas de telefonia/internet com 32%; assistência técnica com 21%; e as demais empresas com 9%.
“O maior número de reclamações em Pato Branco não é de empresas locais, mas de empresas de fora devido ao aumento das compras através de plataformas digitais, que cresceu durante a pandemia”, frisou.