Lei permite fogos só em três datas: Dia da Padroeira, abertura do Natal e esta que está chegando: 31 de dezembro.

JdeB – O prefeito Cleber Fontana (PSDB) anunciou na Rádio Educadora, sábado, 16, e confirmou ao JdeB ontem que a administração municipal vai promover dia 31 de dezembro, um domingo, o show da virada de fogos no Morro do Calvário, no Bairro da Cango.
Os shows de fogos privados e públicos estão proibidos por meio de lei municipal desde 2020. No entanto, neste ano a Câmara Municipal aprovou uma mudança na lei e foram estabelecidas três datas em que é possível promover o espocar de fogos de artifício: a festa da padroeira Nossa Senhora da Glória, em agosto; a solenidade de abertura da programação de Natal, em novembro; e dia 31 de dezembro, na virada do ano.
A realização do espocar de fogos em Beltrão é uma tradição ainda da década de 1990, que só foi quebrada nos últimos anos devido à lei municipal de 2020 e também pela pandemia de covid-19. Esta lei foi aprovada diante dos problemas que os fogos provocam em cães e gatos, que ficam agitados e estressados, e pessoas que têm algum tipo de doença.
O prefeito Cleber Fontana disse que o show de fogos vai acontecer na área que sediará o futuro centro cívico, no prolongamento da Rua Antonina. Nos fundos do futuro Fórum da Comarca há um espaço em que foram colocadas pedras brita e dali as pessoas poderão ter uma visão privilegiada do espetáculo dos fogos.
Nesta área está sendo finalizada a construção do Fórum da Comarca e foram iniciadas as construções da Prefeitura de Beltrão e do Ministério Público.
No espaço ficarão os trailers de food truck e o palco que terá shows com artistas e uma ampla área para as pessoas circularem. “Vai ser um momento pra contemplação dos fogos do Morro do Cristo. Será mais um momento pra contemplar Francisco Beltrão”, comentou o prefeito.
