6.5 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Umas e outras

Umas e outras

O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) negou o pedido de liminar impetrado pelo Governo do Paraná para suspender os efeitos da decisão da ministra Eliana Calmon, do STJ, que concedeu ao Grupo Dominó o direito de retomar o controle administrativo da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).


A Procuradoria Geral do Estado vai tentar todos os meios legais para garantir a vigência do decreto do governador Roberto Requião (PMDB), de 2003, que declarou sem efeito o pacto de acionistas assinado pela Sanepar e o Grupo Dominó.


Amanhã, o governador Roberto Requião (PMDB) deve viajar a Córdoba, na Argentina, a fim de manter contatos para exportações de produtos paranaenses para aquela província.


O governo Lula (PT) está tendo dificuldade em cumprir promessas referentes à reforma agrária.  No ano passado, o próprio presidente havia dito que iria assentar 60 mil famílias, mas somente 36 mil foram beneficiadas, de acordo com números oficiais. No primeiro semestre deste ano, a meta era assentar 47 mil famílias, mas 22 mil foram beneficiadas ? e agora até dezembro, a meta é de 115 mil famílias.


Outra meta que não foi cumprida em 2003: de acordo com os números do próprio governo, 10,5 mil famílias tiveram acesso à terra por meio de programas de crédito fundiário entre janeiro de 2003 e junho de 2004. A meta de 2003 era de 15 mil famílias. E a de 2004, de 37,5 mil famílias. A idéia de Lula não coincide com as reivindicações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que pressiona o governo por desapropriações em massa. Mas está de acordo com a atual linha da programação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que busca vincular a imagem do ministro Miguel Rossetto aos números da agricultura familiar.


Por um lado, o governo não cumpre suas metas de reforma agrária. Por outro, líderes do MST criticam abertamente a lentidão do governo. No início do mês, por exemplo, João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, chamou o ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) de ?panaca?. Em março, ele havia prometido ?infernizar? o governo por meio de invasões, o que de fato ocorreu no chamado ?abril vermelho?.


O prefeito de Pato Branco Clóvis Padoan (PP) continua mantendo o suspense sobre quem irá apoiar na eleição municipal ? Roberto Viganó (PDT), Nereu Ceni (PC do B) ou Valmir Dalla Costa (PMDB).


Padoan foi eleito em 2000, e poderia legalmente ser candidato à reeleição. Mas ele não quis. Na eleição parlamentar de 2002, ele apoiou Ceni para deputado federal e Augustinho Zucchi (PDT) estadual.


Zucchi esteve sábado em Itapejara, no lançamento de Agilberto Perin (PDT) como candidato a prefeito, com o apoio  do prefeito reeleito em 2000 Leonardo Gritti (PDT) e do deputado federal Nelson Meurer (PP).


Celito Beviláqua (PMDB), oposição em Itapejara, terá o apoio de políticos do PMDB e PT ? Caíto Quintana (Casa Civil) e Assis Couto (deputado federal) por exemplo.


Dez candidatos à Câmara de Vereadores de Pato Branco foram obrigados a realizar o teste de alfabetização promovido pela Justiça Eleitoral. Na hora do registro da candidatura eles não comprovaram o grau de escolaridade.


Dois candidatos foram reprovados no teste de alfabetização realizado pela Justiça Eleitoral de Pato Branco. Eles não conseguiram interpretar o texto que tratava dos direitos do cidadão, artigo da Constituição Brasileira e, ainda, não conseguiram escrever os nomes legíveis.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem que o Brasil já conquistou um crescimento em 2004, mas é preciso mais otimismo dos empresários e dos trabalhadores. Ele mesmo admitiu, entretanto, que problemas como o desemprego não serão resolvidos ??do dia para a noite??. As declarações foram dadas no programa de rádio ??Café com o Presidente??, transmitido  pela Radiobrás.


No programa, Lula disse que irá ??convocar os empresários a contribuírem mais, a fazerem mais investimentos?? e do trabalhador brasileiro ele pediu ??mais fé??. No último dia 19, o presidente participou do lançamento da campanha ??Eu sou brasileiro e não desisto nunca??, que tem como objetivo recuperar a auto-estima do brasileiro. Na ocasião, Lula disse que o Estado não pode resolver todos os problemas do país.


Quinta-feira Magda Bandeira (PP) faz o lançamento de sua candidatura a prefeita de Marmeleiro. Em Dois Vizinhos, Delair Biava (PDT) comanda seu primeiro comício de campanha. E em Beltrão Jocemar Madruga (PC do B) promove seu lançamento às 19:30 na Amsop.


Madruga, e seu colega de partido, vereador Nereu Ceni de Pato Branco, faz parte dos 103 candidatos majoritários do PC do B no país.


O PC do B foi o partido que mais cresceu proporcionalmente em número de candidaturas: de 28 nomes a prefeito em 2000, para os 103 de agora ? crescimento de 268%. O PSDB, por exemplo, diminuiu: de 2083 candidatos a prefeito em 2000, neste ano derá 2000 ? menos 4%.


Em 2000, o PC do B elegeu apenas uma prefeita, Luciana Santos, em Olinda (PE). Mas atualmente a sigla tem sete prefeituras. Dos 149 vereadores eleitos em 2000, os comunistas têm hoje 305.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques